A cidade de Belo Horizonte será palco de mais um duelo decisivo na história do Palmeiras. Pela partida de ida das oitavas de final da Libertadores, o Verdão entra em campo nesta quarta-feira (2) para enfrentar o Atlético-MG no Mineirão.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
A capital mineira abriga o bar Monumental, que expõe uma relíquia palmeirense. Decorado com artigos de futebol, o restaurante de Alexandre Simões tem, além de quadrinhos e pôsteres de diversos times, algumas camisas penduradas pelo local.
Entre as peças, está uma camisa utilizada pelo Palmeiras em homenagem aos 50 anos da estreia do Mineirão, quando o clube representou a Seleção Brasileira. Em 1965, o Verdão jogou com a Amarelinha durante a inauguração do estádio e venceu o Uruguai por 3 a 0.
Em referência ao cinquentenário do feito, o Maior Campeão Nacional foi a campo vestido de amarelo em partida contra o Cruzeiro no Mineirão em 2015. A camisa utilizada por Cleiton Xavier – entre os titulares na ocasião – foi autografada e presenteada a Alexandre.
*A partida em que a camisa foi utilizada na realidade aconteceu pelo Campeonato Brasileiro de 2015 e terminou 2 a 1 para o Cruzeiro. No duelo pela Copa do Brasil, o Palmeiras atuou com a camisa branca daquele ano.
O Monumental também conta com outro artigo histórico do Palmeiras, que também entrelaça a historia do clube à capital mineira. Este trata-se de um quadro com cromos de jogadores do Verdão de 1987, parte do álbum de figurinhas da Copa União – campeonato brasileiro à época.
Entre os atletas alviverdes, estão Zetti, Edu, Gerson Caçapa, Mauro, Tato, Toninho Cecílio e outros nomes. Ao lado do quadro do Palmeiras está o do Atlético-MG, adversário na última rodada da Copa União e responsável pela eliminação do time no torneio.
O Alviverde precisava vencer dos mineiros em Belo Horizonte para conquistar a primeira colocação no grupo e avançar de fase rumo à semifinal. No entanto, a equipe da casa levou a melhor por 1 a 0 e, com vitória do Flamengo em outra partida, o Verdão viu a vaga escapar.
No retrospecto recente, entretanto, o Maior Campeão Nacional tem levado vantagem sobre o Atlético-MG. Os times enfrentaram-se no mata-mata das últimas duas edições de Libertadores e em ambas o Palmeiras se classificou.
Dessa vez, a briga é por uma vaga nas quartas de final da competição. A primeira parte do confronto de 180 minutos inicia-se nesta quarta-feira (2) às 21h30 (de Brasília) no Mineirão