A Seleção Brasileira começa a campanha pelo hexacampeonato mundial no dia 24 de novembro diante da Sérvia no Qatar. Caso o título seja conquistado, o Palmeiras se tornaria o único clube a ter cedido jogadores em todas as Copas do Mundo vencidas pelo Brasil.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Até o momento, apenas o Verdão e o São Paulo estiveram presentes nos cinco títulos mundiais brasileiros. No entanto, enquanto o Alviverde tem o goleiro Weverton entre os 26 convocados por Tite no Qatar, o rival não teve nenhum jogador contemplado.
Nos títulos de 1958, 1962 e 1970, só jogadores que atuavam no futebol brasileiro foram convocados. Em 1994 e 2022, porém, a concorrência com o futebol europeu dificultou a ida de atletas dos clubes nacionais para os Mundiais. Em 2022, o cenário é ainda mais acentuado, uma vez que só Palmeiras (Weverton) e Flamengo (Éverton Ribeiro e Pedro) tiveram jogadores chamados.
Em 1958, o Palmeiras cedeu o atacante Mazzola. Em 1962, o lateral-direito Djalma Santos, o volante Zequinha e o atacante Vavá. Em 1970, o jovem goleiro Emerson Leão foi chamado como terceira opção, ao lado do zagueiro Baldocchi. Em 1994, os meias Mazinho e Zinho representaram o Verdão no tetra. Por fim, em 2002, Marcos, goleiro de confiança de Felipão, foi titular no penta.
LEIA MAIS