ADVERSÁRIO NOVO

Adversário do Palmeiras na Copinha, Batalhão viajou quase dois mil quilômetros após virada do ano

Equipe foi vice-campeã do Tocantinense Sub-20 de 2025 e é o único representante do futebol de Tocantins nesta edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Batalhão em ação na Copinha (Foto: Diogo Queiroz / Reprodução / Instagram)
Batalhão em ação na Copinha (Foto: Diogo Queiroz / Reprodução / Instagram)

O Palmeiras Sub-20 terá pela frente o Batalhão-TO, nesta quinta-feira (08), às 19h30 (de Brasília), na Arena Crefisa Barueri, pela segunda rodada da fase inicial da Copa São Paulo de Futebol Júnior.  

Diferente do Palmeiras, que passou todo o mês de dezembro treinando na Academia de Futebol, o time do Tocantins embarcou de Palmas para São Paulo na última quinta-feira (1º) e desembarcou mais de 24h depois, na noite da sexta-feira (2). Foram 1814 km viajados.

A equipe, única representante do futebol de Tocantins nesta edição da Copinha, conquistou a vaga após o campeão do Tocantinense Sub-20 de 2025, Tocantinópolis, desistir da disputa. A equipe do Batalhão ficou com o vice-campeonato.

Na estreia pela Copinha, o Batalhão foi derrotado por 2 a 0 pelo Remo-PA, enquanto o Palmeiras venceu o Monte Roraima-RR por 4 a 2.

Jogador mais novo da Copinha

Com 15 anos e 5 dias de vida, o jovem José Augusto Aires Ramos, do Batalhão-TO, foi inscrito na Copinha 2026, mas acabou ficando de fora da viagem. A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou que o tocantinense, ao lado de Henry França, do Noroeste-SP, é um dos mais novos do torneio – ambos nasceram no mesmo dia.

Segundo o clube, a decisão que deixou o atleta fora do torneio foi técnica.

Optamos por jogadores mais velhos e experientes

– comentou o técnico Paulo Caroço

Time da Polícia Militar

O time disputa a Copinha pela primeira vez na história. Fundado em 2009, nas cores azul e amarelo, a equipes surgiu com a ideia de competir nas categorias de base e ter uma escolhinha de futebol – ligada ao 1 Batalhão da Polícia Militar de Tocantins.

Em 2023, a equipe disputou a divisão de acesso e subiu com o título, mas caiu no ano seguinte. Em 2025, voltou a jogar a divisão de acesso e retornou à elite, porém foi novamente rebaixada.

A equipe tem sede em Palmas. O projeto da escolinha e os treinos das equipes de base são realizados no campo do 1º Batalhão.

Palmeiras chega após vitória na estreia

Pela estreia da competição, a equipe alviverde derrotou o Monte Roraima-RR por 4 a 2, na última segunda-feira (05). Os gols das Crias da Academia foram marcados por Luis Saboia, Fabio, Victor Gabriel e Arthur. Com o resultado, o time ocupa a liderança do Grupo 27, que também conta com o Remo.

O torcedor palmeirense poderá acompanhar a partida na Arena Barueri de forma gratuita. O resgate do ingresso para todos os jogos da competição será realizado pelo site Sou da Liga. O acesso ao estádio será feito por mecanismo de reconhecimento facial.

As Crias da Academia vão em busca do terceiro título da Copinha. Em 2022, o Verdão conquistou o torneio pela primeira vez ao golear o Santos por 4 a 0 na final, no Allianz Parque, com tentos de Endrick, Giovani e Gabriel Silva (duas vezes). No ano seguinte, o bicampeonato veio em vitória por 2 a 1 sobre o América-MG na decisão, no Canindé, com gols de Ruan Ribeiro e Patrick.

Onde assistir Palmeiras x Batalhão-TO pela Copinha

O duelo pela competição nacional terá TRANSMISSÃO AO VIVO na CAZÉ TV pelo YOUTUBE.