
O Palmeiras venceu o Flamengo-SP por 13 a 12 nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar na tarde desta quinta-feira (15), na Arena Crefisa Barueri, em Barueri, pela terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior e se garantiu nas oitavas de final da competição. Sorriso marcou o gol do Palmeiras no tempo normal e Raul empatou com falha de Aranha.
Nos pênaltis, após 40 minutos de paralisação devido à falta de luz na Arena Crefisa Barueri, o Pameiras venceu após 13 cobranças de cada lado, fechando a série em 13 a 12. Kauã Lira, Coutinho, Victor Gabriel, Pimenta e Robson converteram as cinco cobranças para o Verdão, o Flamengo-SP também converteu as cinco penalidades. Nas alternadas, Hugo, Juan Gabriel, Rocha, João Paulo, Antônio Marcos e Aranha converteram – todos os 11 jogadores do Palmeiras que terminaram o jogo. Kauã Lira e Coutinho fizeram o 12ª e 13ª pênalti e Aranha brilhou na 13ª cobrança do Flamengo e defendeu. 13 a 12 placar final.
O Verdão encara agora o vencedor de Fluminense e Ituano, que se enfrentam ainda nesta quinta-feira em Santana do Parnaíba, região metropolitana de São Paulo. A partida das oitavas de final acontece no sábado (17), ainda com horário e local a serem definidos pela FPF (Federação Paulista de Futebol).
A equipe de Lucas Andrade está invicta na competição, com quatro vitórias e um empate com vitória nos pênaltis. A equipe encerrou a primeira fase tendo a melhor campanha geral da competição, tendo vencido os três jogos disputados, avançou na segunda fase nos pênaltis, feito repetido nesta terceira fase. Ao todo, são 20 gols marcados e seis sofridos – o artilheiro do time no torneio é o atacante e Sorriso, com cinco gols. Veja o relato do jogo:
Primeiro tempo morno
A equipe do Flamengo até começou o duelo bem, anulando a parte ofensiva do Palmiras e com algumas chegadas no campo de ataque, obrigando o goleiro Aranha sujar o uniforme aos dois minutos.
O Palmeiras melhorou, teve mais posse de bola e, mesmo com poucas chances reais, conseguiu abrir o placar aos 45 minutos com gol de Sorriso, artilheiro do time na Copinha, que invadiu a área, fintou a marcação e finalizou bem. 1 a 0.
O Verdão quase ampliou o placar no último lance. André Lucas foi derrubado na área, o juiz assinalou o pênalti, mas o goleiro Matheus Roger defendeu a cobrança de Victor Gabriel.
Chuva e falha de Aranha
O início do segundo tempo foi de poucas chegadas de ambos os lados e muita chuva na Arena Crefisa Barueri. O Verdão, cadenciando o jogo com a vantagem, passou a mexer peças para se manter inteiro fisicamente, enquanto o Flamengo não conseguia agredir.
Um lance aos 21 minutos, no entanto, mudou o rumo do jogo. O time de Guarulhos envolveu a defesa com toques e Raul aproveitou saída errada do goleiro Aranha para só empurrar a bola para o gol para o empate: 1 a 1.
Depois do gol sofrido, o Palmeiras foi ao tudo ou nada, mas o campo pessado impediu a prática do bom futebol. Coutinho, aos 38, e Antônio Marcos, aos 41 foram as chances de maior perigo. 1 a 1 placar final e pênaltis na Arena Barueri.
Pênaltis intermináveis
Nos pênaltis, após 40 minutos de paralisação devido à falta de luz na Arena Crefisa Barueri, o Pameiras venceu após 13 cobranças de cada lado, fechando a série em 13 a 12.
Kauã Lira, Coutinho, Victor Gabriel, Pimenta e Robson converteram as cinco cobranças para o Verdão, o Flamengo-SP também converteu as cinco penalidades. Nas alternadas, Hugo, Juan Gabriel, Rocha, João Paulo, Antônio Marcos e Aranha converteram – todos os 11 jogadores do Palmeiras que terminaram o jogo. Kauã Lira e Coutinho fizeram o 12ª e 13ª pênalti e Aranha brilhou na 13ª cobrança do Flamengo e defendeu. 13 a 12 placar final.
E agora?
Agora, o adversário será o vencedor de Fluminense e Ituano, que se enfrentam ainda nesta quinta-feira em Santana do Parnaíba. O confronto das oitavas de final será no sábado (17). O horário e local ainda vão ser confirmados posteriormente pela FPF.
As Crias da Academia vão em busca do terceiro título da Copinha. Em 2022, o Verdão conquistou o torneio pela primeira vez ao golear o Santos por 4 a 0 na final, no Allianz Parque, com tentos de Endrick, Giovani e Gabriel Silva (duas vezes). No ano seguinte, o bicampeonato veio em vitória por 2 a 1 sobre o América-MG na decisão, no Canindé, com gols de Ruan Ribeiro e Patrick.
Veja próximos jogos do Palmeiras na Copinha:
- 17/01 – a denifir – Palmeiras x Fluminense/Ituano – oitavas de final