Categorias de base

Campeão! Palmeiras goleia Cruzeiro no Allianz Parque e ergue taça do Brasileirão Sub-20

Verdão demostrou superioridade desde o início da partida e conquistou tricampeonato nacional; equipe está garantida na Libertadores Sub-20 de 2025

Coutinho em ação pelo Palmeiras na final do Brasileirão (Foto: Fábio Menotti/Palmeiras)
Coutinho em ação pelo Palmeiras na final do Brasileirão (Foto: Fábio Menotti/Palmeiras)

Para um espetaculo assistido por mais de 23 mil pessoas no Allianz Parque, o Palmeiras Sub-20 goleou o Cruzeiro por 3 a 0 na noite desta segunda-feira (30) e ficou com a taça do Campeonato Brasileiro Sub-20 – as equipes haviam empatado em 2 a 2 no jogo de ida, na última semana. Os gols dos Crias da Academia foram marcados por Allan e Coutinho, duas vezes.

Na liderança da competição do início ao fim e com ampla superioridade na fase de mata-mata, o time de Lucas Andrade disputou 23 partidas, com 16 vitórias, três empates e quatro derrotas, somando 59 gols marcados e 26 sofridos. Thalys foi o artilheiro do torneio, com 15 tentos. Com a taça, a equipe está garantida na Libertadores Sub-20 de 2025.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Veja primeiro gol de Coutinho em vitória do Palmeiras no Allianz Parque

DECIDIDO NO PRIMEIRO TEMPO

O Palmeiras foi superior do início ao fim. Após um começo tenso e de poucas chances claras, apenas de maior posse de bola palestrina, foi apenas aos 20 minutos que a equipe criou a primeira grande chance, com Thalys. Luighi teve duas boas oportunidades, mas errou na hora de finalizar em ambas.

O Verdão abriu o placar aos 37 minutos, com Allan. O camisa 10 recebeu passe de Luighi e bateu no canto do goleiro Otávio. Seis minutos mais tarde, Allan foi garçom e cobrou escanteio na cabeça do pequeno Coutinho, camisa 5 do Verdão. Riquelme ainda perdeu a chance de fazer mais um antes do intervalo.

SEGUNDO TEMPO ADMINISTRADO

O Cruzeiro pareceu não ter forças para reagir, mesmo com a desvantagem. Na etapa complementar foi o Palmeiras quem deu às coordenadas novamente. Luighi obrigou o goleiro adversário a operar milagre aos cinco minutos, com bela cabeçada. A resposta cruzeirense veio em seguida, com Coutinho salvando em cima da linha.

O camisa 5 ainda teve tempo de fazer mais um. Em outra jogada de encanteio, Gilberto cruzou na cabeça do pequeno gigante, que concluiu para o fundo das redes. No lance seguinte, em outra bola parada de Gilberto, foi a vez de Edney cabecear, mas ver a bola parar na trave.

O Cruzeiro, já com três a zero no placar, até tentou reagir, mas parou na forte defesa palmeirense, bem postada com Benedetti e Robson. Nem mesmo a expulsão de Patrick fez o time mineiro crescer no duelo, que, após a leve tentativa de reação, voltou a ser dominado pelo Verdão. Um gol para cada taça. 3 a 0 e tricampeonato.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

QUEM TEM MAIS, TEM TRÊS

O Palmeiras se torna o maior vencedor do Brasileirão Sub-20, com três taças. Além da conquista desta segunda-feira, a equipe havia vencido em 2018, superando o Vitória na final. O bicampeonato foi conquistado em 2022, com a vitória sobre o Corinthians na grande decisão. O gol que garantiu a taça foi marcado por Endrick.

Este foi o terceiro ano consecutivo que o Verdão chegou à final do Brasileiro Sub-20, um feito inédito. Além das conquistas de 2022 e 2024, o Alviverde foi vice-campeão em 2023, após perder a decisão nos pênaltis para o Flamengo.

E AGORA?

O time Sub-20 disputa o Campeonato Paulista da categoria. Nas quartas de final, a equipe palestrina terá pela frente o Corinthians, com o primeiro confronto sendo realizado no dia 12 de outubro (sábado), às 15h (de Brasília), no Parque São Jorge.

Por onde andam os titulares do Palmeiras campeão do Paulistão 2020? Palmeiras hoje: Lucas Evangelista é aprovado em novos exames e fica próximo do Verdão Palmeiras hoje: Allianz Parque terá capacidade completa em final do Paulistão Relembre todas as finais do Palmeiras com Abel Ferreira Palmeiras hoje: FPF divulga áudio do VAR de Palmeiras e São Paulo