
O Palmeiras está na terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A vaga foi confirmada com o triunfo por 3 a 2 nos pênlatis contra o Vitória, após empate por 3 a 3 no tempo regulamentar, na noite desta terça-feira (13), na Arena Crefisa Barueri, em duelo válido pela segunda fase da tradicional competição de categorias de base. No tempo normal, Victor Gabriel (duas vezes) e Juan marcaram os gols palmeirenses – Hiago, Gean e Alejandro marcaram para o adversário.
Nos pênaltis, Kauã Lira, Victor Gabriel e Pimenta converteram para o Palmeiras. Robson e Sorriso desperdiçaram, mas viram os adversários errarem três cobranças. Aranha defendeu uma cobrança, de Gean, quando salvou com os pés sob a linha, e arbitragem entendeu que a bola não cruzou o gol. Já Juan e Kauan Vitor, este ex-Palmeiras, pararam na trave.
Agora, o adversário será o Flamengo-SP, que eliminou o Monte Roraima-RR com vitória por 1 a 0 na tarde desta terça-feira em Guarulhos. O confronto da terceira fase será na quinta-feira (15), na Arena Barueri. O horário será confirmado posteriormente pela FPF.
O Palmeiras segue invicto na competição, com três vitórias e um empate com vitória nos pênaltis. A equipe encerrou a primeira fase tendo a melhor campanha geral da competição, tendo vencido os três jogos disputados. Ao todo, são 19 gols marcados e cinco sofridos – os artilheiros do time no torneio são os atacantes Eduardo e Sorriso, com quatro tentos cada.
Escalação do Palmeiras Sub-20: Aranha; Luis Saboia (Kauã Lira), Pimenta, Luccas Ramon (Rocha (João Paulo)) e André Lucas; Coutinho e Fabio (Juan Gabriel); Eduardo (Antônio Marcos), Felipe Teresa (Robson), Victor Gabriel e Sorriso. Técnico: Lucas Andrade.
Primeiro tempo truncado
O início foi marcado por muitas disputas e pouco espaço, mas o Palmeiras conseguiu abrir o marcador ainda nos primeiros minutos. Aos sete minutos, André Lucas acertou um cruzamento preciso, e Victor Gabriel desviou de cabeça para fazer 1 a 0. O lance teve indício de impedimento, mas, sem o uso do VAR, a arbitragem confirmou o gol.
Depois de sair em vantagem, o time paulista passou a controlar mais a posse de bola, embora não tenha transformado esse domínio em novas oportunidades claras. O Vitória até tentou reagir nos minutos finais do primeiro tempo, cresceu no jogo, mas também encontrou dificuldades para finalizar com perigo. 1 a 0 no intervalo.
Jogo maluco
O Vitória cresceu e voltou melhor. Aos 5, em chance perigosa, Aranha quase aceitou chute de longa distância. Dez minutos depois, o empate do Vitória: Hiago deixou tudo igual em Barueri, ao receber dentro da área pela ponta direita e solta uma bomba para estufar as redes. 1 a 1.
O Verdão acordou com o gol sofrido. Aos 17, Sorriso obrigou o goleiro Ezequiel a fazer grande defesa. No lance seguinte, Victor Gabriel acertou no trave. Aos 21, após cobrança de escanteio fechada, Ezequiel solou a bola na pequena área, e defesa do Vitória salva em cima da linha.
Mas quem não faz… toma! Aos 33 Gean arriscou de longe, e a bola entrou no cantinho direito de Aranha, mal posicionado no momento do gol. 2 a 1. No lance, seguinte, tudo igual de novo. Coutinho cabeceou após escanteio, e Juan Gabriel, livre, empatou em Barueri. 2 a 2.
Mas o jogo continuou tomando ares de loucura generalizada. Aos 38, Aranha apareceu para brilhar, mas não evitou o terceiro gol do Vitória no lance seguinte. Alejandro colocou o time em vantagem aproveitando saída errada do Palmeiras. 3 a 2.
O Verdão não aceitava perder. Aos 41, Victor Gabriel marcou de novo, aproveitando cruzamento de Sorriso. 3 a 3. A equipe palmeirense ainda teve chance de virar novamente o placar com Sorriso nos acréscimos, mas foi só. 3 a 3 e disputa de pânltis.
Sofrido
Nos pênaltis, Kauã Lira, Victor Gabriel e Pimenta converteram para o Palmeiras. Robson e Sorriso desperdiçaram, mas viram os adversários errarem três cobranças. Aranha defendeu uma cobrança, de Gean, quando salvou com os pés em cima da linha, e arbitragem entendeu que a bola não cruzou a linha, apesar da imagem dar a entender que a bola entrou. Já Juan e Kauan Vitor, este ex-Palmeiras, pararam na trave.
E agora?
Agora, o adversário será o Flamengo-SP, que eliminou o Monte Roraima-RR na tarde desta terça-feira em Guarulhos. O confronto da terceira fase será na quinta-feira (15), na Arena Barueri. O horário será confirmado posteriormente pela FPF.
As Crias da Academia vão em busca do terceiro título da Copinha. Em 2022, o Verdão conquistou o torneio pela primeira vez ao golear o Santos por 4 a 0 na final, no Allianz Parque, com tentos de Endrick, Giovani e Gabriel Silva (duas vezes). No ano seguinte, o bicampeonato veio em vitória por 2 a 1 sobre o América-MG na decisão, no Canindé, com gols de Ruan Ribeiro e Patrick.
Veja próximos jogos do Palmeiras na Copinha:
- 15/01 – a denifir – Palmeiras x Flamengo-SP – terceira fase