
O Palmeiras vai enfrentar o Vitória nesta terça-feira (13), às 19h30 (de Brasília), na Arena Barueri, pela segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior e em um embate que coloca João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Verdão, contra seu ex-clube. Há 33 anos, no entanto, o então jovem Sampaio estava em campo pelo Vitória em duelo contra a equipe palestrina na Copinha.
Hoje nome forte das categorias de base do Palmeiras, João Paulo Sampaio tentou a sorte como jogador antes de ser um dos dirigentes mais respeitados do Brasil. Ele estava no elenco do Vitória que jogou a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1993 e esteve no grupo palestrino na ocasião.
Com João Paulo vestindo a camisa 8 do time baiano, as equipes se encontraram no jogo de estreia pelo grupo C da competição, em 7 de janeiro de 1993. Vitória palmeirense por 2 a 0. Em um lance, resgatado pelo Instituto Palestrino de Estatística no X e publicado pelo canal EVC Memória no Youtube é possível ver um lance de JP neste duelo, sendo fintado para o primeiro gol palmeirense. Veja:
Os times eram recheados de conhecidos da torcida do Palmeiras. Além de João Paulo Sampaio, o Vitória tinha Wesley Carvalho, ex-treinador da equipe sub-20 do Verdão, na reserva do goleiro Dida. No gol palestrino, quem defendia a meta era “São” Marcos.
Os dois gols foram marcados por Juari, volante revelado pelo Palmeiras e que fez parte do elenco campeão paulista no mesmo ano.
O Vitória terminou a competição na terceira posição geral – caiu na semifinal para o campeão São Paulo e ganhou a disputa do terceiro lugar contra a Portuguesa. O Verdão, por sua vez, foi eliminado na segunda fase, em grupo com São Paulo (classificado), Matsubara-PR e Comercial-SP.
O duelo foi o primeiro encontro entre Palmeiras e Vitória na Copinha. O de 2026 será o sexto, o que torna o time baiano o terceiro adversário mais enfrentado pelo Palmeiras na competição, empatado com São Paulo e Nacional, todos com seis duelos.
O Palmeiras detém 100% de aproveitamento. Veja todos os jogos.
- Palmeiras 2×0 Vitória em 1993, na fase grupos
- Palmeiras 2×3 Vitória em 1997, na fase de grupos
- Palmeiras 3×2 Vitória em 2003, nas quartas de final
- Palmeiras 2×0 Vitória em 2015, nas quartas de final
- Palmeiras 3×0 Vitória em 2019, 32-avos (segunda fase)
João Paulo seguiu outros rumos
Apesar de atuar pelo Vitória dentro de campo, João Paulo Sampaio tomou outro rumo profissional fora das quatro linhas. Em 2000, virou auxiliar técnico da equipe juvenil do clube baiano e entre 2001 e 2007 virou treinador. Para essa transição de carreira, ele se gradou em educação física e fez um MBA em gestão desportiva.
Em 2009, ele virou coordenador da divisão de base e conquistou os títulos de Campeão Brasileiro Sub-15 e da Copa do Brasil Sub-20. No ano de 2015, ele foi promovido a diretor de futebol. No mesmo ano, porém, ele deixou o cargo rumo ao Palmeiras para ser coordenador de base.
No clube paulista, ele tem mais de 200 títulos na base, vencendo em todas as categorias (Sub-11 ao Sub-20). Foi em sua gestão que o clube se tornou o maior campeão do Brasileirão Sub-20, com quatro taças, e conquistou duas edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2021 e 2022.
Um dos títulos de JP Sampaio, inclusive, foi contra o Vitória. A conquista do Brasileirão Sub-20 de 2018, a primeira do Palmeiras na competição, aconteceu com vitórias por 4 a 1 no Barradão e 5 a 2 no Allianz Parque.
Em busca do tricampeonato
O Palmeiras encerrou a primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026 com a melhor campanha geral da competição, tendo vencido os três jogos disputados. Foram 16 gols marcados e dois sofridos – os artilheiros do time no torneio são os atacantes Eduardo e Sorriso, com quatro tentos cada.
Na última rodada, a equipe de Lucas Andrade venceu o Remo por 3 a 0, com gols de Juliano, Juan Gabriel e Sorriso. O Sub-20 do Palestra alcançou a marca de 21 partidas de invencibilidade, com 16 vitórias e quatro empates no recorte – a última derrota da categoria aconteceu em julho de 2025.
As Crias da Academia vão em busca do terceiro título da Copinha. Em 2022, o Verdão conquistou o torneio pela primeira vez ao golear o Santos por 4 a 0 na final, no Allianz Parque, com tentos de Endrick, Giovani e Gabriel Silva (duas vezes). No ano seguinte, o bicampeonato veio em vitória por 2 a 1 sobre o América-MG na decisão, no Canindé, com gols de Ruan Ribeiro e Patrick.
O torcedor palmeirense poderá acompanhar a partida na Arena Barueri de forma gratuita. O resgate do ingresso para todos os jogos da competição será realizado pelo site Sou da Liga. O acesso ao estádio será feito por mecanismo de reconhecimento facial.
Veja próximos jogos do Palmeiras na Copinha:
- 13/01 – 19h30 – Palmeiras x Vitória