O Palmeiras perdeu para o Flamengo por 3 a 0 na última quarta-feira (8) no Maracanã. Um dos lances capitais da partida foi a expulsão do zagueiro Gustavo Gómez, logo no início da segunda etapa. O Verdão já perdia por dois gols, mas viu qualquer chance de reação ir por água abaixo com a perda de seu capitão.
Algumas horas depois do término do jogo, a CBF divulgou o áudio da comunicação entre a cabine do VAR e o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima. Gómez foi expulso de forma direta após cometer falta em Arrascaeta no campo ofensivo do Palmeiras. O jogador adversário partia em contra-ataque e teria o campo aberto pela frente.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Após a expulsão, o árbitro de vídeo Rodolpho Toski Marques concordou com a decisão de campo e não interferiu. O principal argumento foi de que o zagueiro paraguaio era o último defensor Alviverde no caminho do meia do Flamengo.
– Defensores todos vencidos, ele era o último defensor… Essa bola ia ficar clara para o jogador de vermelho seguir e progredir. Tinha muita distância, mas os defensores estavam muito atrás.
Na súmula, o árbitro relatou que aplicou o cartão vermelho direto para o capitão palmeirense por “cometer falta que impediu uma oportunidade clara de gol” mesmo com o adversário estando ainda em seu campo de defesa.
Segundo o livro de regras da IFAB (International Football Association Board), o DOGSO (do inglês ‘deny an obvious goal scoring opportunity – impedir uma oportunidade clara de gol) é caracterizado por quatro situações e todas precisam estar de acordo simultaneamente: distância pro gol, possibilidade de manter ou ganhar a posse, direção da jogada e número de defensores bem como seus posicionamentos.
Dessa forma, apenas o fato do jogador do Flamengo estar a mais de cinquenta metros do gol de Weverton já seria o suficiente para descaracterizar a tese de chance clara de gol. Há, ainda, a discussão de que ele teria que ganhar na corrida de ao menos dois outros defensores que tentariam disputar a bola no caminho.
A derrota manteve o Palmeiras na segunda posição da tabela, com 59 pontos, mesmo número do líder Botafogo, que agora tem dois jogos a menos. O Verdão volta a campo no sábado (11) para receber o Internacional na Arena Barueri.