
Palmeiras e São Paulo se encontram pela primeira vez na temporada 2026 neste sábado (24) às 18h30 (de Brasília) na Arena Barueri. O último encontro entre as equipes, em outubro, pelo Campeonato Brasileiro foi recheado de polêmicas: pênalti não marcado, faltas e reclamações. Relembre:
A vitória do Palmeiras por 3 a 2 sobre o São Paulo, de virada, foi acompanhada por uma série de lances contestados e muitas reclamações em relação à arbitragem de Ramon Abatti Abel ao longo do clássico.
Mesmo com o resultado positivo, o Palmeiras também deixou o campo insatisfeito com uma decisão da arbitragem: a manutenção de Bobadilla em campo no início do segundo tempo. Para o clube alviverde, o jogador poderia ter sido expulso minutos antes das jogadas que geraram protestos mais intensos do rival.
Do lado tricolor, a principal queixa foi a não marcação de um possível pênalti de Allan em Gonzalo Tapia, aos sete minutos da etapa final. No lance, Cédric Soares avançou pela direita e acionou Luciano, que entrou na área e tentou o passe para Tapia. A bola passou pelo atacante chileno, que acabou derrubado por Allan na sequência, sem que a infração fosse assinalada.
Pouco depois, aos dez minutos, Andreas Pereira recebeu cartão amarelo após uma entrada mais dura em Marcos Antônio. Três minutos depois, Tapia voltou a se envolver em um lance polêmico: em disputa com Gustavo Gómez, o atacante levou a pior, ficou com o nariz sangrando e gerou nova onda de reclamações por parte do São Paulo. O clube, inclusive, se manifestou oficialmente, classificando o episódio como agressão não punida.
Aos 24 minutos do segundo tempo, saiu o primeiro gol do Palmeiras. Em jogada rápida pela esquerda, após troca de passes, Vitor Roque apareceu na área para cabecear e diminuir o placar. O São Paulo, porém, apontou irregularidade na origem da jogada, alegando falta não marcada de Gustavo Gómez sobre Tapia, que ficou caído no gramado antes do lance seguir.
Retrospecto recente favorável
O Palmeiras está invicto há nove jogos diante do São Paulo (cinco vitórias e quatro empates desde a última derrota, em julho de 2023), segunda melhor marca já registrada pelo clube em toda a história do confronto, ao lado da obtida entre julho de 1975 e março de 1977 (quatro vitórias e cinco empates). A única vez que o Verdão alcançou 10 partidas consecutivas sem perder para o rival foi entre agosto de 2017 e janeiro de 2020 , com seis vitórias e quatro empates.
Com três vitórias seguidas em Choque-Rei (1 a 0 na semifinal do Campeonato Paulista de 2025 no Allianz Parque, 1 a 0 no primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2025 na Arena Barueri e 3 a 2 no segundo turno no Morumbis), a equipe palestrina ostenta a melhor série positiva no confronto desde os cinco triunfos consecutivos entre agosto de 2017 e março de 2019.