Cuca estar no caminho do Palmeiras em Libertadores significa taça. O atual treinador do Atlético Mineiro é figura carimbada nas campanhas do Verdão nas conquistas do bicampeonato da América, quando dirigia o Santos e fez final contra o time de Abel – vencida por 1 com gol de Breno Lopes, no Maracanã, e na conquista do tri, quando ele estava no comando desse mesmo Galo, e foi eliminado na semifinal com dois empates por 0 a 0, no Allianz, e 1 a 1, no Mineirão.
De adversário na final para superado nas semifinais, Cuca tem protagonizado reencontros decisivos com Verdão, e em nenhum deles foi capaz de superar Abel. O comandante do Palmeiras tem dois empates e uma vitória nos encontros entre eles em Libertadores. Em 2022, eles se cruzam novamente na competição sulamericana e nunca antes as situações eram tão distintas. Cuca acabou de retornar ao Atlético-MG após 7 meses de hiato e Abel já chegando ao seu segundo ano de cargo.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Nos embates anteriores, o cenário era diferente. Cuca liderava o Brasileirão com alguma folga e caminhava para colocar fim a um jejum de 50 anos sem o Galo conquistar o campeonato nacional. Enquanto técnico do Santos, o status era ainda mais particular. Estava à frente de um time de quem se esperava pouco e que acabou por fazer final de Libertadores, que só não se decidiu nos pênaltis porque Breno Lopes fez o gol decisivo nos segundos finais daquele sábado de janeiro.
E Libertadores e Cuca, no Palmeiras, não promovem assim tantas lembranças boas ao Alviverde. O ex-treinador, no ano em que se sagrou campeão Brasileiro e encerrou 22 anos de hiato, foi eliminado na primeira fase da competição, em 2016. Com uma campanha ruim, que ele já assumiu em andamento, não conseguiu superar a fase grupos. Em 2017, que poderia ser uma jornada com sua assinatura desde o princípio, Cuca preferiu ‘se dedicar à família’ no primeiro semestre, voltou em maio, e foi eliminado nas oitavas, no confronto contra o Barcelona de Guayaquil, nos pênaltis e em casa.
E chegou a vez de Cuca, Palmeiras e Abel Ferreira cruzarem novamente seus caminhos em eliminatórias de Libertadores. Líder do Brasileirão e bicampeão consecutivo da América, o português visita o Mineirão, que estará lotado, em busca de revanche. Alexi Stival faz seu segundo jogo após a volta ao Galo, em busca de mudar os roteiros anteriores, com desfalques e problemas, mas com um elenco forte às mãos.
Os detalhes desse jogo vocês acompanham ao vivo no NOSSO PALESTRA, a partir de 20h30, direto do Mineirão.
João Gabriel Falcade, de Belo Horizonte, para o NP.
LEIA MAIS