Nas duas vezes que o Palmeiras venceu o Athletico na Arena da Baixada — estádio em que os time se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30 —, o Verdão terminou o ano com o título Brasileiro. E o retrospecto fora de casa contra o time paranaense é bom. São duas vitórias, três empates e apenas uma derrota nos últimos seis jogos. Um aproveitamento de 50% dos pontos.
Em 2016, o zagueiro Vitor Hugo marcou o único gol da partida pela 20ª rodada do campeonato.
Dois anos depois, o Palmeiras venceu por 3 a 1, com gols de Bruno Henrique, Marcos Rocha e Willian. Pablo descontou no finalzinho para os donos da casa.
Nos dois casos, o Alviverde estava vindo de dois empates, como agora.
O Athletico se notabilizou nos últimos anos por ter boas campanhas em casa. Em 2016, a derrota para o Palmeiras foi a única do ano na Arena. Nos outros jogos, foram 15 vitórias e três empates. Já em 2018, foram 14 vitórias, dois empates e três derrotas.
A grama sintética do estádio é considerada, por adversários do Athletico, como uma espécie de vantagem competitiva ao time da casa. Ela foi adotada em 2016 pelo clube paranaense e, no final de 2017, chegou a ser proibida por pressão de outros clubes, mas acabou liberada para o campeonato do ano seguinte.
Essa é a primeira vez que o Palmeiras vai jogar na Arena da Baixada depois de adotar grama artificial no seu próprio estádio.