
O Palmeiras foi campeão da Copa Santiago Sub-18 no último sábado (17) ao vencer o Internacional por 2 a 1 na grande final. Um dos destaques da equipe palmeirense foi o zagueiro malês Tiecoura Konaté, de 18 anos. O jogador está em fase de testes no Verdão e tem seu futuro ainda indefinido no clube.
O defensor que se destaca por sua altura: 2.01 metros. Atualmente, dentro do Palmeiras, seja nas categorias de base ou profissional, somente o goleiro Carlos Miguel, com 2.04 metros.
Konaté passou por um período de intercâmbio na base do Verdão na metade de 2025 e segue vindo ao Brasil para a disputa de torneios não-oficiais – caso da Copa Santiago Sub-18.
O zagueiro faz parte do Africa Foot, time malinês que tem investido na formação de jovens atletas. No meio do ano, além de Konaté, os ala Mohamed Keita, também de treinos nas equipes inferiores do Palmeiras – o jogador , no entanto, não permaneceu na Academia de Futebol.
Palmeiras venceu a Copa Santiago
O Palmeiras conquistou a edição de 2026 da Copa Santiago ao derrotar o Internacional por 2 a 1 na final do torneio Sub-18 realizado na cidade de Santiago-RS, ficando com o título. Os gols das Crias da Academia foram marcados por Lucas Gaúcho e Vinicius.
O Verdão venceu as sete partidas que disputou pela competição, com 27 gols marcados e quatro sofridos – o artilheiro do time no campeonato foi o atacante Murilo Felpa, com seis tentos.
Este foi o quarto título da Copa Santiago conquistado pelo Palmeiras, que também faturou o troféu nas edições de 2018, 2020 e 2025 – no ano passado, a equipe venceu o Grêmio por 2 a 0 na final.
Palmeiras tem tido atenção para futebol africano
O Palmeiras tem explorado as categorias de base do futebol africano. Atualmente, o Verdão conta no elenco Sub-20 com o jovem zagueiro costa-marfinense Koné, de 18 anos, que treinou com a equipe profissional em janeiro e foi inscrito no Campeonato Paulista.
O zagueiro de 18 anos e 1,93m de altura se destaca por sua imposição física e é tratado como prodígio dentro do clube. Por ser estrangeiro, o defensor, que está no Palmeiras desde 2023, só atuou em torneios amistosos e não-oficiais até completar 18 anos, em novembro de 2025, quando também assinou seu primeio vínculo profissional – o acordo é válido até setembro de 2028.
No entanto, o zagueiro marfinense não pôde ser inscrito na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026, visto que seu registro, em novembro, ultrapassou o prazo estipulado pela Federação Paulista de Futebol, em outubro.
Fontes ouvidas pelo NP afirmam que a permanência do zagueiro marfinense é o início de uma nova fase nas categorias de base do Verdão. Após muitas experiências frustradas com jovens sul-americanos, a diretoria das categorias de base aposta muito na abertura do mercado africano no país. Conheça mais do jovem zagueiro costa-marfinense clicando aqui.
Veja um vídeo com lances do jovem zagueiro malês pela Copa Santiago Sub-18 publicado por Paulo Maragoni, do Verdão Info.