O sorteio dos grupos da Libertadores Sub-20 ocorrerá nesta quinta-feira (1), às 12h (de Brasília), em Luque, no Paraguai. Disputando pela primeira vez a competição, o Palmeiras, único representante do Brasil, está no pote três do sorteio.
A competição, que contará com a participarão 12 clubes representantes dos dez países filiados à CONMEBOL será disputada entre os dias 1º e 16 de julho, no Chile. A transmissão ao vivo do sorteio pode ser acompanhada pelo canal oficial da Libertadores no YouTube.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA:
Renata Ruel afirma que jogador do Atlético-MG poderia ter sido expulso
A Fase Preliminar será disputada pelas 12 equipes classificadas distribuídas em três grupos de quatro clubes cada. Os times que ocuparem a primeira colocação de cada grupo se classificam junto com o melhor segundo colocado geral para a disputa das semifinais em jogo único.
No Pote 1 estarão os dois clubes representantes dos países em melhor posição (classificação final da edição anterior do torneio), que serão sorteados para definir quem será cabeça-de-chave do Grupo B e Grupo C. O cabeça de chave do Grupo A, ocupando a posição A1, será o Peñarol, atual campeão.
Nos Potes 2, 3 e 4 estão os demais representantes, todos de acordo com a classificação da federação na última competição continental. Além dos dez campeões nacionais e do atual campeão, o Chile, país-sede do torneio, terá mais um participante.
A Libertadores Sub-20 está em sua sétima edição. A primeira aconteceu em 2011, no Peru. O São Paulo é o único brasileiro campeão do torneio, tendo levantando o troféu em 2016. Desde 2022, o vencedor disputa a Copa Intercontinental Sub-20 contra o campeão da UEFA Youth League – a popular Champions League Sub-19.
Confira os times em cada potes do sorteio da Libertadores Sub-20
Pote 1: Defensor Sporting (URU) e Independiente del Valle (EQU)
Pote 2: Cerro Porteño (PAR), Caracas (VEN) e Boca Juniors (ARG)
Pote 3: Envigado (COL), Alianza Lima (PER) e Palmeiras (BRA)
Pote 4: O’Higgins (CHI), Rep. de Bolívia e Huachipato (CHI)