Nesta quinta-feira (15), a Conmebol divulgou os áudios da conversa entre o árbitro Andrés Matonte e a equipe do VAR, que apresenta a orientação pela marcação do pênalti a favor do Palmeiras, ao fim do primeiro tempo da partida contra a Universidad Católica.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
No material publicado, a entidade apresenta como o árbitro de vídeo chegou à conclusão de que poderia haver uma penalidade máxima na jogada criada após da cobrança de falta palmeirense. Depois de ser chamado para analisar as imagens, o juiz optou por marcar a infração a favor da equipe brasileira, mas sem aplicar o cartão amarelo.
– (A mão) Está um pouco aberta, mas pega no corpo primeiro e depois na mão. A bola muda de direção, é uma mão de bloqueio. É uma mão de bloqueio – e completou Carlos Benítez, responsável pelo VAR – Andrés, escute. Aí tem a situação, o jogador defensor com a mão antinatural.
A decisão do árbitro causou polêmica, mas foi acertada, de acordo com as novas regras para a temporada 2021/22.
A Conmebol costuma divulgar os áudios das conversas entre o árbitro de campo e a cabine do VAR em momentos decisivos dos jogos no dia seguinte às partidas. A equipe de vídeo passou ser utilizada a partir das oitavas de final da competição, ou seja, não está presente na fase de grupos e pré-Libertadores.
Palmeiras e Católica se enfrentam pela partida de volta no Allianz Parque na próxima quarta-feira (21), às 19h15 (horário de Brasília). Com o resultado, o Palmeiras não precisará vencer no Allianz Parque para se classificar para as quartas de final, podendo empatar o confronto. A próxima partida do Verdão será disputada no domingo (18), às 16h (horário de Brasília), contra o Atlético Goianiense.
LEIA MAIS: