O Palmeiras enfrenta o Cruzeiro nesta segunda-feira (14) às 19h (de Brasília) no Allianz Parque pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão. O jogo marca o embate entre os portugueses Abel Ferreira e Pepa, apelido de Pedro Miguel Marques da Costa Filipe.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Este será o nono conterrâneo que o comandante do Verdão enfrenta desde sua chegada ao clube em novembro de 2020. A lista conta com Sá Pinto (Vasco), António Oliveira (Athletico-PR e Cuiabá), Paulo Sousa (Flamengo), Vitor Pereira (Corinthians e Flamengo), Luís Castro (Botafogo), Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino) e Ivo Vieira (Cuiabá) e Renato Paiva (Bahia).
O retrospecto de Abel até o momento é amplamente positivo. Ele estava invicto até antes da última partida, contra Paiva, que terminou em triunfo do Bahia por 1 a 0. Na sequência, ele acabou derrota por Luís Castro. No geral, o treinador soma dez vitórias, três empates e duas derrotas em 15 partidas contra portugueses pelo Alviverde.
O maior freguês do comandante palestrino é Vitor Pereira, derrotado em três oportunidades – duas pelo Corinthians e uma pelo Flamengo. Diante do time carioca, foi a única vez que o técnico do Verdão enfrentou um conterrâneo em uma final – decisão da Supercoa do Brasil 2023.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Fabinho projeta partida contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro
Multicampeão pelo Palmeiras, Abel Ferreira consolidou efeito provocado por Jorge Jesus, no Flamengo, em relação à presença de treinadores portugueses no Brasil. O ex-técnico do clube carioca passou somente uma temporada no Brasil, enquanto Abel já está na quarta.
No início de 2022, somente duas equipes iniciaram o Brasileirão treinadas por lusitanos: Palmeiras (Abel) e Flamengo (Vitor Pereira). Nesta temporada, por sua vez, o número subiu para seis, com Abel Ferreira (Palmeiras), Luís Castro (Botafogo), Ivo Vieira (Cuiabá), Pedro Caixinha (Bragantino), Renato Paiva (Bahia) e Pepa (Cruzeiro).
A sete pontos de distância no campeonato nacional, Palmeiras e Cruzeiro protagonizam mais um duelo entre portugueses no Brasil. O Verdão busca somar pontos para se manter entre os primeiros da tabela, enquanto os mineiros esperam se manter longe da zona de rebaixamento.