Peça importante do Palmeiras tanto dentro como fora de campo em 2021, Felipe Melo não apresentou condições físicas para atuar como titular na final da Libertadores contra o Flamengo, no último dia 27, em Montevidéu. O volante entrou nos minutos finais da prorrogação para ajudar a segurar o resultado e, no fim, levantar mais um troféu como capitão do Verdão.
O coordenador científico do Palmeiras, Daniel Gonçalves, explicou em entrevista exclusiva ao NOSSO PALESTRA como aconteceu a preparação para a final e como o camisa 30 poderia ser utilizado na decisão.
– Algumas semanas (antes da final) já planejávamos. O Núcleo de Saúde e Performance tem um papel de assessorar a comissão técnica. A gente já tinha uma proposta, algumas situações de controle de carga. A palavra final é sempre do Abel. A gente queria contar com o Felipe, mas ele apresentou uma inflamação, tivemos que correr contra o tempo – explicou Daniel.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
– Ele tem um espírito de luta, o positivismo, sempre se colocando pronto. Mas contra o Fluminense ele acabou sentindo muita dor, foi substituído. Tivemos que mudar o planejamento, adaptar o processo de treinamento. A gente teria ele na final por 25 minutos, no máximo, e como sabíamos da possibilidade de prorrogação, o Abel fez a opção de o colocar na prorrogação – completou.
Daniel também fez uma análise de cenário sobre como Felipe Melo pode se comportar fisicamente mesmo aos 38 anos de idade, apontando que o jogador tem plenas condições de cumprir uma temporada completa, se o calendário fosse parecido com o da Europa.
– Ele tem 38 anos, é um atleta longevo. Teremos cada vez mais jogadores de 40 anos. Ele tem totais condições, mas claro que terá desgastes, traumas e exigências articulares. Se seguir submetido ao que vinha fazendo, com tantos jogos e tanta exigência, talvez tenha que se planejar para ele jogar menos. Mas se fosse um calendário do estilo europeu, ele estaria pronto para jogar toda uma temporada – analisou.
Após receber homenagens do Palmeiras e dos torcedores, Felipe Melo assinou com o Fluminense pelos próximos dois anos, sendo anunciado como reforço nesta segunda-feira (13). Pelo Verdão, o volante fez 225 partidas, somando 13 gols. Conquistou os títulos do Brasileirão (2018), Paulistão (2020), Copa do Brasil (2020) e Libertadores (2020 e 2021).
ASSISTA AO TRECHO DA ENTREVISTA DO NOSSO PALESTRA COM DANIEL GONÇALVES
LEIA MAIS