(Foto: César Greco/Reprodução/SE Palmeiras)
O auxiliar técnico de Luxemburgo, Maurício Copertino, revelou o motivo de, no início deste ano, ter divulgado em suas redes sociais vídeos de treinos do Palmeiras. Em uma live no canal do YouTube "Amici 1914", na noite deste sábado (23), ele afirmou que a ideia surgiu para corrigir o que ele considerava uma injustiça.
"O fato de eu divulgar alguns treinos não foi nada por exibicionismo ou por achar que tem que mostrar o que a gente tá fazendo. Foi uma situação que achei injusta. No começo do ano, quando nós viemos pra cá eu verifiquei que alguns meios de comunicação estavam colocando só os treinos do professor Mello na caixa de areia", contou o auxiliar.
Vale lembrar que parte da imprensa usou imagens dos atletas palmeirenses na caixa de areia para criticar a comissão técnica de Luxa. Segundo alguns comentaristas, este método de recuperação física seria "ultrapassado".
Copertino continuou sua fala detalhando o início de trabalho feito com a equipe: "Fizemos um trabalho sistêmico, integrado, tático, de conceito, os microjogos, passando os médios, e depois indo pra caixa de areia. Por que não foi divulgado isso? Aí comecei a divulgar os treinos."
Abaixo, você pode conferir um dos vídeos dos treinos do Palmeiras publicado por Maurício Copertino em seu Twitter, no início do ano. O post repercutiu muito bem à época, com quase 4 mil likes e mais de 300 retweets:
Mais um trabalho técnico realizado aqui na academia @Palmeiras conceitual (perde/pressiona), atletas realizando um ótimo trabalho! #pretemporada2020 pic.twitter.com/a6hNHUi9B8
— Maurício Copertino (@m_copertino) January 10, 2020
Acima de tudo, Copertino ressaltou que não vê problema nos treinos com a caixa de areia: "E não to falando isso porque o trabalho do Mello (preparador físico) é ultrapassado, acho um trabalho super moderno. (…) Até uns 40 dias atrás foi divulgado um vídeo do Messi, e ele faz muitos treinos em caixa de areia. Quer dizer, o Messi faz no Barcelona um trabalho moderno, aqui nós fazemos no Palmeiras e é um trabalho retrógrado?"
O preparador físico do Palmeiras, Antônio Mello, inclusive, esteve em live com o Nosso Palestra recentemente e rebateu, com seu currículo vitorioso, as críticas que parte da imprensa fez ao seu trabalho. Você pode assistir ao bate-papo completo com ele logo abaixo: