O Palmeiras entra em campo nesta quarta-feira (21) para enfrentar o Bahia fora de casa pelo Brasileirão. Será mais um reencontro do meio-campista Zé Rafael com seu ex-clube. Torcedor do Verdão desde a infância, o camisa 8 chegou ao clube em 2019, após se destacar atuando pelo adversário desta quarta-feira.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Palmeiras é tetracampeão da Copa do Brasil Sub-17
Zé Rafael se destacou como um meia ofensivo no início de sua carreira, quase como um ponta pelo lado esquerdo do ataque, sempre tendo mais funções ofensivas do que defensivas. Contratado em 2019, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o jogador seguiu mais à frente, mas não empolgou a comissão técnica ou a torcida.
Em 2020, com Vanderlei Luxemburgo, seu papel começou a mudar. Em baixa, foi testado como segundo volante e agradou graças ao seu bom poder de marcação e excelente porte físico. Quando Abel Ferreira assumiu o comando da equipe em novembro daquele mesmo ano, Zé Rafael foi mantido como segundo volante e se tornou peça fundamental para o funcionamento do time.
O camisa 8 fez uma das duplas mais vitoriosas da história do Palmeiras ao lado de Danilo nas temporadas de 2021 e 2022. Ambos se firmaram como titulares absolutos e colecionaram títulos com a camisa do Verdão.
Com a venda de Danilo ao Nottingham Forest no início de 2023, Zé Rafael foi recuado para atuar como primeiro volante, formando nova dupla com Gabriel Menino. A adaptação não foi instantânea, mas trouxe bons resultados, com dois títulos conquistados no primeiro semestre. Antes tratada como uma urgência por parte da torcida, a contratação de um camisa 5 não parece mais tirar o sono da comissão técnica palestrina.
Em janeiro de 2023, Zé Rafael acertou sua renovação contratual até o final de 2025. Pelo Palmeiras, o camisa 8 soma 245 jogos e 22 gols, além de oito títulos: Brasileirão (2022), Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Paulistão (2020 e 2022), Recopa Sul-Americana (2022) e Supercopa do Brasil (2023).