2017 vai ficando cada vez mais decepcionante para a torcida palmeirense. Pode-se resumir a fraca performance do clube nesta temporada pegando os números do Palmeiras em clássicos.
O time que só perdeu dois clássicos no ano passado viu o seu rendimento despencar frente aos seus rivais nesta temporada.
Em 2016, ano do eneacampeonato, foram duas derrotas: para o São Paulo no Morumbi, por 1 a 0, e para o Santos na Vila, pelo mesmo placar, ambas no Campeonato Brasileiro.
De resto, foram três vitórias contra o Corinthians, duas contra o São Paulo e três empates frente ao Santos. Melhor aproveitamento do clube desde 2008, com 18 pontos de 30 disputados.
Já em 2017, o Verdão venceu somente três clássicos, um diante do Santos na Vila, e outros dois contra o São Paulo no Allianz Parque, apenas 9 pontos de 24 disputados, sendo que dois foram no Campeonato Paulista.
Ao todo foram 4 derrotas, sendo duas no Allianz Parque, frente a Corinthians e agora neste último sábado diante do Santos.
Desde que o Palestra Itália foi reinaugurado, essa também é a primeira vez que o Palmeiras perde dois clássicos na sua nova casa na mesma temporada.
Os resultados nessas decisivas partidas reflete o desastroso 2017 da equipe. Toda vez que o time precisou vencer, decepcionou o torcedor.
A derrota para o Santos coloca a equipe de Cuca somente como um postulante a vaga no G-4. O clube perdeu totalmente o poder de decisão que o fez tão forte no ano passado.
Caso tivesse vencido Santos e Corinthians em casa, o Verdão estaria a 3 pontos do líder e 5 pontos na frente do Santos, hoje segundo colocado.
Isso prova a importância de vencer os confrontos diretos, principalmente dentro de casa, como foram os jogos frente aos dois primeiros colocados da competição.
O Palmeiras ainda tem mais um dérbi para disputar neste ano, diante do Corinthians no dia 5 de Novembro em Itaquera, pela 32ª rodada do Brasileirão.