O Palmeiras enfrenta o Atlético-MG nesta quarta-feira (2) pela Libertadores, em partida que coloca frente a frente dois dos maiores treinadores da história do Verdão: Abel Ferreira e Felipão. Atual técnico do clube mineiro, Luiz Felipe Scolari soma histórico positivo ao encontrar o atual comandante palestrino.
O pentacampeão mundial está no seleto grupo dos treinadores que conseguiram duas ou mais vitórias sobre Abel Ferreira desde que o português assumiu o Alviverde. São quatro confrontos entre eles, com duas vitórias de Felipão, um empate e um triunfo de Abel. No único mata-mata, pela Libertadores, Scolari levou a melhor, quando dirigiu o Athletico-PR na semifinal da edição de 2022.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Os outros que conseguiram ganhar do luso pelo menos duas vezes em jogos envolvendo equipes do Brasil foram Rogério Ceni, Maurício Barbieri, Hernán Crespo e Juan Pablo Vojvoda. Desses, apenas Vojvoda, no Fortaleza, segue empregado no futebol brasileiro.
Ao mesmo tempo, Abel segue quebrando estatísticas históricas no Palmeiras. Com 11 finais disputadas com a camisa do Verdão, Abel é o treinador a chegar a mais finais pelo Palmeiras em toda a história – o português superou justamente Scolari ao disputar a decisão do Paulistão de 2023 contra o Água Santa.
VEJA NO NOSSO PALESTRA!
Murilo exalta ambiente do Palmeiras e projeta jogo contra Atlético-MG
O português venceu duas finais de Libertadores (2020 e 2021), duas de Paulistão (2022 e 203), uma de Copa do Brasil (2020), uma de Supercopa do Brasil (2023) e uma de Recopa Sul-Americana (2022). Por outro lado, perdeu as decisões do Paulistão (2021), Supercopa do Brasil (2021), Recopa Sul-Americana (2021) e Mundial de Clubes (2022).
Além dos sete títulos em mata-mata, o atual comandante venceu o Campeonato Brasileiro de 2022 com o Verdão. Assim, com os oito títulos, Abel é o segundo maior vencedor da história do Verdão, ao lado de Vanderlei Luxemburgo. O europeu fica atrás apenas de Osvaldo Brandão, com 10. Felipão é o quinto da lista, com seis taças.