Na estreia do Campeonato Paulista, Borja recebeu inúmeros elogios de torcedores e até mesmo do técnico Roger Machado, que havia conversado com o colombiano visando sua evolução tática para ser aproveitado no time titular. Após a segunda vitória do Palmeiras no ano, contra o Botafogo-SP, mais uma vez Borja foi assunto positivo na entrevista coletiva do treinador. O atacante não foi apenas decisivo. Ele foi, também, taticamente importante.
“Para mim é muito importante (o gol do Borja), porque reforça o que tenho falado com o Borja no início do ano, da participação dele nos dois momentos do jogo, jogando e defendendo. Para mim era importante de o Borja fazer gols, para comprovar o que dizemos não só para ele, mas para os jogadores que tenho de lado, muito ofensivos e vão nos dar muitas chances de gol, mas preciso de uma equipe equilibrada. E isto aconteceu no segundo tempo, quando sofremos menos, porque controlamos melhor os espaços e isto para mim é bastante importante. Todos ficamos felizes com o Borja. Ano passado foi um ano de adaptação a um novo país, nova cultura. Agora as coisas começam bem”, concluiu o técnico Roger Machado”.
Produzi uma análise em vídeo de câmera aberta na qual explico, utilizando alguns lances como exemplo, aquilo que Borja tem feito no gramado para agradar Roger Machado.
- Auxílio na marcação
- Construção atrás do meio-campo
- Pivô
- “Pivô construtor”