Terceiro maior goleador do Palmeiras na temporada, com três gols marcados, Gabriel Menino vive excelente fase na equipe de Abel Ferreira. Titular ao lado de Zé Rafael no meio-campo, o jovem se consolidou após a saída de Danilo, e reencontrará o Guarani, seu ex-clube, neste domingo (5), em Campinas, para assegurar o Verdão como a melhor campanha da primeira fase do Paulistão 2023
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Nascido em Morungaba, cidade na região metropolitana de Campinas, Gabriel iniciou a trajetória como atleta de futebol nas categorias de base do Guarani. Destaque do Campeonato Paulista Sub-17 de 2016, o jovem chamou atenção da diretoria palestrina, que contratou o meia que posteriormente defendeu as categorias de base da Seleção Brasileira.
Na equipe profissional do Verdão desde 2020, o jovem já ostenta a marca de segunda temporada mais artilheira desde quando estreou profissionalmente. Em 11 jogos em 2023, são três gols marcados, contra quatro bolas na rede em 2020, primeiro ano na equipe principal, com 61 partidas jogadas.
Reserva nas temporadas de 2021 e 2022, Menino pontuou duas vezes em cada uma dessas temporadas, com 34 e 45 jogos respectivamente. Em ambos os anos, o Cria da Academia também deu dois passes que resultaram em gols palestrinos.
O bom momento ofensivo do jovem se dá pela adaptação tática do meio-campo do Palmeiras após a saída de Danilo. Em 2023, Zé Rafael é quem faz a função de primeiro volante, setor onde o meia negociado com o Nottingham Forest, da Inglaterra, atuava. Com isso, Gabriel ocupa o espaço de ‘8’, antes realizada por Zé Rafael, e consegue pisar mais na zona de ataque.
Os três gols em 11 jogos rendem uma média de 0,27 gol por partida, número alto para um volante. A estatística também mostra o oportunismo do camisa 25, pois está bem acima das de 0,06, 0,05 e de 0,04 dos anos de 2020, 2021 e 2022. Ao todo, Gabriel Menino acumula 151 jogos, 11 gols e 16 assistências pelo Maior Campeão do Brasil.
Apesar do bom momento de Menino e adaptação de Zé Rafael como primeiro homem de meio campo, o clube ainda busca um nome no mercado para a posição. Isso porque Danilo, titular, foi vendido ao Nottingham Forest, da Inglaterra. Até o momento, o Verdão demonstrou interesse por nomes como Matheus Henrique e Andrey, mas não conseguiu garantir o reforço.
O duelo contra a equipe campineira está previsto para esse domingo (5) às 16h (de Brasília), no Brinco de Ouro, em Campinas. O Palmeiras depende apenas de si para definir todos os confrontos do mata-mata em casa. Líder geral do Campeonato Paulista, com 27 pontos ganhos, o time é seguido de perto pelo São Bernardo, com 26.
LEIA MAIS
Coordenador cientifico do Palmeiras, Daniel Gonçalves é incluído na comissão da Seleção Brasileira
Mauro Beting: ‘Somos todos rústicos’
Rafael Bullara: ‘Justiça e merecimento sem ser da boca para fora’