Notícias Palmeiras

Em vídeo, veja como deve se movimentar o ataque do Palmeiras na estreia de 2018

O jogador Borja, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.
O jogador Borja, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.

google_ad_client = "ca-pub-6830925722933424";

google_ad_slot = "5708856992";

google_ad_width = 336;

google_ad_height = 280;

src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js">

O técnico Roger Machado quer um time compacto e que tenha a posse de bola sob seu comando o máximo que pode. Durante a entrevista coletiva que aconteceu na véspera da estreia do Palmeiras no Paulistão, diante do Santo André, o comandante deixou claro que uma defesa sólida ganha títulos, já que o talento ofensivo resolve as partidas. 

Diante do que ele apresentou durante a pré-temporada, o time titular entra em campo com Jailson; Marcos Rocha, Thiago Martins, Antônio Carlos e Victor Luis; Tchê Tchê e Felipe Melo; Willian, Lucas Lima e Dudu; Borja é o centroavante. Produzi com base nesse suposto time titular um vídeo mostrando, em dois ângulos diferentes e com uma prancheta tática, como o ataque deve se movimentar. Confira abaixo.

É possível perceber que o time pode balançar para a direita ou para a esquerda com Borja centralizado, assim como pode afundar seus três homens ofensivos, contando com a aproximação de Tchê Tchê e Lucas Lima pelo centro, podendo utilizar a chegada de um dos laterais para realizar jogadas.

Importante registrar que todas as movimentações realizadas no vídeo envolvem o trabalho básico de posse de bola em busca de espaços contra um adversário fechado. Roger Machado também trabalhou jogadas de pivô em que o meia surge como elemento surpresa para finalizar a jogada após uma triangulação. Infiltrações como a do vídeo abaixo podem acontecer de formas variadas.

Vale destacar que o técnico Roger Machado pode trocar seus três homens da terceira linha (Dudu, Lucas Lima e Willian) de posição durante o jogo. Lucas Lima flutua muito bem, enquanto Dudu e Willian também sabem jogar pelo meio. No time reserva, treinaram Keno, Guerra, Artur e Deyverson no setor ofensivo. Eles surgem como opções para que Roger Machado realize substituições durante o jogo. É só a estreia, mas Roger Machado certamente pode desenvolver a equipe para trabalhar suas jogadas ofensivas em diversos esquemas e formações. De acordo com ele, o tempo de trabalho com o time vai lhe gerando as possibilidades.