Grande promessa das categorias de base do Palmeiras, o atacante Endrick, de 16 anos, ainda busca o primeiro gol na atual temporada com a camisa do Verdão. Centroavante de oficio e há dez jogos sem balançar a rede, a joia palestrina fez bom clássico contra o Corinthians, na última quinta-feira (16), atuando como ponta.
Embora jogar pelas beiradas não seja comum ao Cria da Academia, também não é novidade – a mudança tática já ocorreu em ocasiões nas categorias de base. Na Copinha de 2022, que culminou no título inédito ao Verdão, Gabriel Silva e Endrick se revezavam entre as funções de centralizado e aberto.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
O posicionamento, no entanto, era mais comum quando o atacante era ainda mais jovem. Pela categoria Sub-13, Endrick atuou diversas vezes aberto, seja pela esquerda ou direita, e com o centroavante Luigh centralizado – o parceiro de ataque atualmente é um dos destaques do Palmeiras Sub-17.
Atuando mais pela esquerda, o jovem deixou o Dérbi no segundo tempo com bons números. Foram duas finalizações, dois passes para arremates, e 100% de aproveitamento em cruzamentos e bolas longas, com três acertos. Marcado por Fagner, o palmeirense impediu que o lateral corinthiano descesse ao ataque.
Embora não deva ter sequência na função, o treinador Abel Ferreira descobriu um novo ‘atalho’ para o ataque palestrino, e que poderá ser utilizado em outras ocasiões. Com Rony já acostumado a jogar como ‘homem de referência’ no centro, a rotação no ataque permite dar mais movimentação para Endrick.
Com o camisa 16 novamente à disposição de Abel Ferreira, o Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (22), diante do Red Bull Bragantino, no Allianz Parque. A partida é válida pela décima rodada do Campeonato Paulista.
LEIA MAIS