Palmeiras e San Lorenzo empataram em 0 a 0 na noite desta quinta-feira (30), no Allianz Parque, em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. O duelo marcou a primeira vez em que Endrick – que se despediu do Verdão nesta noite – Luis Guilherme e Estêvão iniciaram uma partida juntos como titulares considerando tanto categorias de base como futebol profissional.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira homenagem de torcida do Palmeiras para Endrick no Allianz Parque
O confronto marcou a despedida de Endrick do Palmeiras e, consequentemente, foi a única e última vez em que o trio começou um jogo como titular. Essa também foi somente a segunda vez em que estiveram em campo simultaneamente pelo time profissional do Verdão – 62 minutos – superando os 13 minutos contra o Independiente del Valle, no Equador, também pela Libertadores.
Apesar do empate sem gols contra o San Lorenzo, a equipe palmeirense detém aproveitamento quase que perfeito em duelos em que os três atuam, não necessariamente estando em campo simultaneamente. Ao todo, em levantamento realizado pelo NOSSO PALESTRA, são 17 jogos em que o trio entrou em campo em um mesmo duelo, com 70% de aproveitamento – 11 vitórias, três empates e três derrotas. O levantamento leva em consideração somente partidas oficiais e considera partidas de todas as categorias, não somente com o time profissional.
Os jogos são espalhados por três categorias distintas. São 11 ocasiões pelo time profissional (todas em 2024), quatro pelo Sub-17, durante a campanha do título da Copa do Brasil Sub-17 em 2022, e dois pelo Sub-15, na conquista do Campeonato Paulista de 2021. As únicas derrotas são para o Sport, em 2022, Ferroviária, em 2021, e Athletico-PR, em 2024. Juntos, conquistaram o Paulistão de 2024 e o Campeonato Brasileiro de 2023.
Ainda neste recorte, o Verdão marcou 44 gols durante os 17 jogos, sendo que 22 foram marcados pelo trio – são dez gols de Luis Guilherme, oito de Endrick e quatro de Estêvão, totalizando 50% dos gols da equipe no período.
Apesar de serem destaques das da base, os três componentes da ‘geração do bilhão’ estiveram poucas vezes nas mesas categorias e, por isso, quase nunca atuavam lado a lado. Estêvão está no Palmeiras há três anos e, majoritariamente, esteve sempre uma categoria abaixo de Endrick, enquanto Luis foi quem mais transitou entre as equipes.
Por exemplo, Estêvão foi integrado ao Sub-20 em 2023, justamente para suprir a ausência de Endrick, promovido aos profissionais em outubro de 2022. Por sua vez, o atual camisa 41 foi o principal nome do Sub-17 em 2022, ano em que o camisa 9 já brilhava no Sub-20. O atacante negociado com o Real Madrid fez somente seis jogos pelo Sub-17 naquela temporada, todos na campanha do título da Copa do Brasil e em quatro duelos esteve ao lado de Luis e Estêvão.
O time palmeirense campeão daquela Copa do Brasil era majoritariamente composto por atletas nascidos em 2006 e encantou o futebol brasileiro, especialmente no Sub-17, entre 2022 e 2023. A equipe foi bicampeã do Brasileirão (2022 e 2023) e da Copa do Brasil (2022 e 2023), além do estadual em 2022. Além deles, estão nessa lista o zagueiro Vitor Reis, o meio-campista Thalys e o atacante Luighi, que atualmente são destaques da equipe Sub-20.