Notícias Palmeiras

Endrick, Luis Guilherme e Estêvão possuem aproveitamento quase perfeito quando atuam juntos pelo Palmeiras

Levantamento do NOSSO PALESTRA mapeou parceria do trio desde as categorias de base; apesar de protagonistas, os atacantes nunca estiveram lado a lado como titulares

Luis Guilherme, Estêvão e Endrick em ação pelo Palmeiras Sub-17 (Foto: Divulgação)
Luis Guilherme, Estêvão e Endrick em ação pelo Palmeiras Sub-17 (Foto: Divulgação)

O Palmeiras venceu Cuiabá por 2 a 0 na noite do último domingo (5) pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, em mais uma noite inspirada do trio Endrick, Estevão e Luis Guilherme. Embora não tenham atuado lado a lado na Arena Pantanal – Estevão entrou na segunda etapa enquanto viu os dois colegas serem substituídos – os jovens Crias da Academia foram destaques do triunfo no Mato Grosso.

A equipe detém aproveitamento quase que perfeito em duelos em que os três atuam, não necessariamente estando em campo simultaneamente. Ao todo, em levantamento realizado pelo NOSSO PALESTRA, são 13 jogos em que o trio entrou em campo em um mesmo duelo, com 79% de aproveitamento – são 10 vitórias, um empate e duas derrotas. O levantamento leva em consideração somente partidas oficiais.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Os jogos são espalhados por três categorias distintas. São sete ocasiões pelo time profissional (todas em 2024), quatro pelo Sub-17, durante a campanha do título da Copa do Brasil Sub-17 em 2022, e dois pelo Sub-15, na conquista do Campeonato Paulista de 2021. As únicas derrotas são para o Sport, em 2022, e Ferroviária, em 2021. Juntos, o trio também ganhou o Paulistão de 2024 e o Campeonato Brasileiro de 2023.

Ainda neste recorte, o Verdão marcou 39 gols durante os 13 jogos, sendo que 21 foram marcados pelo trio – são dez gols de Luis Guilherme, sete de Endrick e quatro de Estevão, totalizando 48% dos gols da equipe no período. Assistências não foram contabilizadas. O levantamento também não leva em consideração jogos pela Seleção Brasileira.

O bom desempenho é mantido em duelos que o trio esteve em algum momento do jogo lado a lado, ou seja, atuaram juntos simultaneamente. Em partidas que, por pelo menos um minuto estiveram dentro de campo juntos, Luis, Endrick e Estevão somam quatro duelos, com três vitórias, sobre Atlético-MG, Sport e Independiente del Valle (esse na equipe principal) e uma derrota, contra o Sport, na Copa do Brasil Sub-17 de 2022, totalizando 75% de aproveitamento dos pontos.

O trio nunca foi escalado como titular juntos. Em todas as ocasiões em que estiveram juntos, ao menos um saiu do banco de reservas. Com Endrick já de data marcada para se apresentar ao Real Madrid, da Espanha, existem poucos duelos para Abel Ferreira realizar o feito inédito – e histórico. Caso seja convocado para a Seleção Brasileira na Copa América, o camisa 9 terá somente mais oito jogos pelo Verdão antes de se despedir definitivamente.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira gol de Estêvão na vitória do Palmeiras diante do Cuibá pelo Campeonato Brasileiro

Apesar de serem destaques das da base, Endrick, Luis e Estevão estiveram poucas vezes nas mesas categorias e, por isso, quase nunca atuavam lado a lado. Estevão está no Palmeiras há três anos e, majoritariamente, esteve sempre uma categoria abaixo de Endrick, enquanto Luis foi quem mais transitou entre as equipes.

Por exemplo, Estevão foi integrado ao Sub-20 em 2023, justamente para suprir a ausência de Endrick, promovido aos profissionais em outubro de 2022. Por sua vez, o atual camisa 41 foi o principal nome do Sub-17 em 2022, ano em que Endrick já brilhava no Sub-20 – o atacante negociado com o Real Madrid fez somente seis jogos pelo Sub-17 naquela temporada, todos na campanha do título da Copa do Brasil e em quatro duelos esteve ao lado de Luis e Estêvão.

O time palmeirense campeão da Copa do Brasil era majoritariamente composto por atletas 2006 e encantou o futebol brasileiro nas categorias de base, especialmente no Sub-17, entre 2022 e 2023. A equipe foi bicampeã do Brasileirão (2022 e 2023) e da Copa do Brasil (2022 e 2023), além da taça estadual em 2022. Além deles, estão nessa lista o zagueiro Vitor Reis, o meio-campista Thalys e o atacante Luighi, que atualmente são destaques da equipe Sub-20, dirigida por Lucas Andrade.

O elenco foi definido como ‘geração de R$ 1 bilhão’ por João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Palmeiras. O valor é o montante que o clube espera lucrar com as vendas dos jovens. Deste número, cerca de R$ 400 milhões já estão garantidos com a venda de Endrick ao Real Madrid – o atacante vai para o clube espanhol em julho, quando completar 18 anos, e ainda pode render mais algumas cifras de bonificações. Estêvão e Luis, por sua vez, já foram alvos de sondagens de grandes clubes europeus.

Com o trio à disposição de Abel Ferreira e podendo inflar ainda mais as estatísticas de quando atuam em um mesmo duelo, o Palmeiras volta a campo na próxima quinta-feira (9), contra o Liverpool, do Uruguai, pela Libertadores, às 19h (de Brasília), no Estádio Centenário. Pelo Brasileirão, enfrenta o Athletico-PR no domingo (12), na Arena Barueri, às 16h (de Brasília).

Colunistas opinam: Qual nota a temporada do Palmeiras merece? Palmeiras hoje: Evolução por Facundo Torres e interesse em Hércules Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Fluminense – confira notas dos jogadores Colunistas opinam: Dudu deve permanecer no Palmeiras? Palmeiras hoje: Verdão vence Cruzeiro e se mantém com chances no Brasileiro