Nesta sexta-feira (24), Bruno Rodrigues sofreu uma lesão no joelho esquerdo, durante jogo-treino realizado na Academia de Futebol, diante do São Caetano, e retornou ao departamento médico do Palmeiras. Para entender todos os detalhes da contusão do camisa 11, o NOSSO PALESTRA conversou Rubens Sampaio, ex-médico do Verdão.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Segundo Rubens, a lesão sofrida por Bruno é rara e grave, e pode acontecer de diversas formas. Em informações divulgadas pelo Alviverde, o atacante se contundiu após um trauma na partida amistosa.
– O Bruno teve uma lesão do tendão patelar. Não é uma lesão frequente, como a lesão de cruzado anterior que foi a do Dudu. Pelo contrário, é uma lesão rara e também grave. Ela pode ocorrer por trauma direto, numa frenagem rápida pra mudar de direção ou numa aterrissagem de um salto – explicou Rubens Sampaio.
Por conta da baixa incidência da contusão em atletas de futebol, a estimativa de retorno é incerta.
– Pelo fato de não ter um grande volume de casos especialmente em atletas de futebol profissional, não conseguimos construir uma estatística fidedigna de tempo de retorno. Acho que um intervalo razoável de tempo seria entre seis e nove meses, mas lembro que ele já vinha de reabilitação do outro joelho em que teve lesão de cartilagem. Esse tempo associado de ausência na competição pode retardar um pouco a recuperação neuromuscular e funcional – disse o médico.
Antes de lesionar o joelho esquerdo nesta sexta-feira (24), Bruno Rodrigues havia contundido o joelho direito, em janeiro deste ano, e não atua desde então. De acordo com o planejamento do Núcleo de Saúde e Performance, o camisa 11 já estava à disposição do técnico Abel Ferreira. Com a nova lesão, ele passará por nova cirurgia no clube.
– Bruno está em um lugar de excelência, com pessoas excepcionais pra cuidar dele. Vai ter que ter paciência e resiliência, é uma tremenda porrada no ânimo de qualquer um. E vai voltar – concluiu Rubens Sampaio.
A lesão de Bruno Rodrigues é a mesma sofrida por Ronaldo, em abril de 2000, pela Inter de Milão-ITA. Na ocasião, o Fenômeno se machucou ao mudar de direção em velocidade quando apoiou o pé esquerdo no chão.