O Palmeiras superou o Atlético-MG e conseguiu se classificar às quartas de final Libertadores da América pela sexta vez consecutiva. A partida decisiva das oitavas de final, que terminou em 0 a 0, no entanto, ficou marcada pelo gol perdido pelo atacante Paulinho, do Atlético, e por reclamações dos mineiros por um suposto pênalti após toque no braço de Gabriel Menino.
No lance, Mayke cabeceou bola no braço do companheiro de equipe Gabriel Menino, que também estava dentro da área. O arbitro argentino Facundo Tello deixou a jogada seguir e não foi ao VAR para reavaliar a decisão. Para entender se a marcação no decorrer do jogo foi correta, o NOSSO PALESTRA conversou com o ex-árbitro Alfredo Loebeling, que pertenceu ao quadro FIFA entre 2001 e 2002.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
– Não há a menor dúvida, não há penalidade no lance. Principalmente pelo fato de vir do Mayke, ou seja, companheiro do mesmo time, e pelo movimento natural do braço do Gabriel Menino – disse o árbitro.
Alfredo ainda detalhou em quais situações o lance seria assinalado como penalidade. Aos olhos do ex-árbitro, que apitou entre 1990 e 2002, a marcação deveria ter acontecido somente se Menino levantasse o braço deliberadamente ou impedisse o gol adversário. Por estar com o braço em movimento natural, vindo de um companheiro de equipe, sem intencionalidade e sem evitar uma bola na rede, a decisão de Facundo Tello foi totalmente acertada.
– Só seria pênalti em duas situações. Se depois do toque do Mayke o Menino tivesse visto o Hulk se aproximando e levantasse o braço depois. Ou se após o toque do Mayke a bola estivesse entrando no gol e batesse no Gabriel Menino, ai mesmo sem querer, por ser uma situação clara de gol, teria que marcar. No lance de ontem nada a marcar, nem nada para discutir. O lance é muito claro – concluiu, ao NP
O Palmeiras agora enfrenta o Deportivo Pereira, da Colômbia, nas quartas de final do torneio continental. As partidas acontecem nas semanas dos dias 23 e 30 de agosto.
Antes disso, no entanto, o Verdão vira a chave, e volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 14, pelo Brasileirão. O adversário será o Cruzeiro, às 19h (de Brasília), no Allianz Parque.