O Palmeiras de Abel Ferreira viveu uma maratona de jogos desde a chegada do treinador português em novembro de 2020 até o final da temporada passada. A partir de então, o time teve um longo período de descanso para iniciar 2023 com o maior tempo de preparação com Abel até aqui.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Assim que assumiu o clube, o técnico teve de enfrentar a sequência de partidas acumuladas pela pandemia. A temporada 2020 emendou com 2021, inclusive, em meio à disputa do Mundial de Clubes e da Copa do Brasil, a última vencida pelo Palmeiras sobre o Grêmio.
Além de pouco tempo para treinar, Abel mal pôde tirar férias e o fez durante o início do estadual daquele ano. Após a temporada 2021 chegar ao fim, houve um tempo de descanso reduzido em função da participação do Verdão no Mundial pela segunda vez seguida.
Toda a pré-temporada foi voltada para a disputa do torneio, que terminou com o vice-campeonato para o Chelsea, da Inglaterra. Depois terminar a competição, o Alviverde disputou a Recopa em meio ao Paulistão, ambos campeonatos vencidos pelo clube.
Dessa vez, enfim o Palmeiras tem um cenário tranquilo para Abel Ferreira trabalhar com sua equipe. Com o fim do Brasileirão em novembro, em função da Copa do Mundo, os jogadores receberam férias antecipadas em relação ao que costumavam ter.
O Verdão, então, optou pela volta remota antes de retomar os trabalhos com bola na Academia de Futebol. O elenco foi monitorado pela comissão técnica e pelo Núcleo de Saúde e Perfomance enquanto realizou treinos físicos à distância.
Além do maior tempo de preparação, o clube contou com poucas saídas e manteve a base do time campeão brasileiro. A única perda significativa foi Gustavo Scarpa, que fez sua melhor temporada e deixou o Alviverde para jogar a Premier League pelo Nottingham Forrest.
O “cenário europeu” dá boas-vindas a Abel Ferreira para o ano de 2023. Com um contexto mais calmo de o costume, o treinador tem a oportunidade de aprimorar ainda mais o time e dar sequência ao projeto vencedor do Palmeiras dos últimos anos.
LEIA MAIS
Abel manda recado ao elenco do Palmeiras em último encontro do ano: ‘Só desejo saúde’
Danilo volta a despertar interesse da Europa; Palmeiras está ciente do mercado