
O Palmeiras finalmente encerrou um incômodo jejum na Copa Libertadores. Após anos sem conseguir vencer uma semifinal da competição no Allianz Parque, o Verdão quebrou o tabu em grande estilo ao derrotar a LDU por 4 a 0, garantindo vaga na decisão do torneio continental.
Antes deste jogo, o Palmeiras acumulava empates e resultados frustrantes em semifinais disputadas em casa, mesmo em campanhas vitoriosas. Em 2018, 2021, 2022 e 2023, o Verdão enfrentou Boca Juniors, Atlético-MG e Athletico-PR sem conseguir vencer no estádio, sempre levando a classificação fora ou sendo eliminado.
Desta vez, o roteiro foi diferente. Precisando reverter a derrota por 3 a 0 sofrida no jogo de ida, o Palmeiras dominou a LDU do início ao fim, marcou quatro gols e virou o confronto. O resultado encerra o histórico de empates e coloca o clube pela primeira vez em uma final de Libertadores após conquistar uma vitória em semifinal dentro do Allianz Parque.
E agora?
O Palmeiras chega na decisão pela sétima vez, sendo o sexto clube com mais finais da competição e brasileiro com mais decisões – a equipe agora se iguala a Independiente-ARG, River Plate-ARG e Olimpia-PAR, os três com sete, ficando atrás só de Peñarol-URU, com 10, e Boca Juniors-ARG, com 12.
Além da Libertadores, que terá a final no dia 29 de novembro entre Palmeiras e Flamengo, em Lima, no Peru, o Palmeiras disputa o Campeonato Brasileiro. No Brasileirão, o Verdão volta a campo no próximo domingo (2), contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, às 18h30 (de Brasília). A equipe lidera com 62 pontos em 29 partidas, um ponto a mais que o vice-líder Flamengo.