NA HISTÓRIA

Gabriel Menino deixa Palmeiras como quarto atleta da base com mais títulos na história do clube

Meio-campista estava no Verdão desde 2017, foi segundo mais jovem a atingir marca de 200 jogos com camisa alviverde e Cria com mais gols em finais

Gabriel Menino se despediu do Palmeiras na última terça-feira (31) e foi oficializado como novo reforço do Atlético-MG em negociação que envolveu a contratação do atacante Paulinho ao Verdão. O meio-campista de 24 anos deixa a equipe após oito anos como o quarto atleta oriundo das categorias de base com mais taças na história palestrina.

Na contagem do Palmeiras, Gabriel Menino soma 10 taças conquistas e está atrás apenas de Lima e Waldemar Fiume, com 11, e Junqueira, com 12. A listagem oficial do Verdão, no entanto, não inclui o camisa 25 campeão da Recopa Sul-Americana de 2022, uma vez que o atleta não entrou em campo e ficou no banco de reservas em ambas as partidas. Caso fosse considerado, Menino ficaria atrás apenas de Junqueira, com 12.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Em 2024, ao completar 200 jogos pela equipe profissional aos 23 anos, se tornou, também, o segundo atleta mais jovem a bater duas centenas de duelos pelo clube, atrás apenas de Gerson Caçapa, em 1889 – único a atingir a marca ainda com 22 anos. É ainda a Cria da Academia com mais gols em finais na história do Verdão, com cinco no total, com um na decisão da Copa do Brasil 2020, dois na Supercopa do Brasil 2023 e dois na final do Campeonato Paulista 2023.

Menino chegou ao Palmeiras em 2017, aos 16 anos, depois de se destacar no Guarani. Em sua primeira temporada no clube, ajudou o Sub-17 a conquistar o título inédito da Copa do Brasil. Pelo Sub-20, decolou e recebeu várias convocações para a Seleção Brasileira da categoria, além de faturar o Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2018 e o Campeonato Paulista Sub-20 em 2018 e 2019.

No total, Menino disputou 245 partidas pelo time profissional do Palmeiras, dividindo com Evair a 62ª posição na lista dos atletas que mais entraram em campo pelo clube, e marcou 18 gols. É o 5º jogador com mais assistências no Allianz Parque (13, ao lado de Willian Bigode), o 10º com mais vitórias na arena (70) e o 10º com mais vitórias pelo Verdão em Libertadores (29).

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Dudu atribui baixa minutagem no Palmeiras a Abel Ferreira

ÚLTIMO REMANESCENTE

Gabriel Menino foi o último remanescente da primeira leva de atletas das categorias de base alçados para a equipe profissional nos últimos anos. O atleta subiu para a equipe principal do Palmeiras em 2020, sob tutela de Vanderlei Luxemburgo, quando tinha ao seu lado outros companheiros da base alçados pelo profissional, como Patrick de Paula, Gabriel Veron, Danilo e Wesley. A equipe dos jovens conquistou a Libertadores, a Copa do Brasil e o Brasileirão, mas ao pouco foi se desfazendo.

Ainda em 2020, Wesley virou destaque do time, mas teve lesão grave e só voltou ao final da temporada. Gabriel Veron, que havia estreado em 2019, também teve novas oportunidades no profissional. Entre titularidade e banco, todos participaram dos títulos conquistados nos últimos três anos.

À exceção de Menino, que será reforço do Athlético-MG em 2025, os demais citados já não estavam mais no Palmeiras em 2024. O primeiro a ser negociado foi Patrick de Paula, que, depois de perder espaço com Abel Ferreira, foi vendido ao Botafogo no começo de 2022. Também no ano passado, Veron deixou o Palmeiras e transferiu-se para o Porto, de Portugal.

Danilo e Wesley foram os últimos a se despedir, no início de 2023. O ponta foi contratado pelo Cruzeiro e em 2024 foi destaque do Internacional no Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, Danilo está no Notthingham Forest, da Inglaterra.

Jovem veterano, o camisa 25 passou a receber os novos jovens das categorias de base. Viu nomes como Endrick, Vitor Reis, Estevão e outras joias surgirem e darem sequencia na filosofia de time jovem e formador. Agora, o lateral-esquerdo Vanderlan, o zagueiro Naves e o meia Fabinho são os mais antigos Crias da Academia no time profissional.

Colunistas opinam: Em que posição Paulinho entra no Palmeiras? Palmeiras hoje: Verdão faz consulta por Igor Paixão, do Feyenoord, da Holanda Palmeiras hoje: Verdão aplica sua maior goleada na história da Copinha Palmeiras hoje: Veja como jogadores do Verdão comemoraram a virada de ano Feliz ano novo! Veja como palmeirenses passaram réveillon