NA LIDERANÇA

Gustavo Gómez se isola como jogador do elenco mais jogos pelo Palmeiras; veja lista

Com a saída de Raphael Veiga, somente quatro jogadores somam mais de 100 partidas pelo Verdão no atual grupo

Gustavo Gómez em ação pelo Palmeiras contra o Mirassol. Foto: César Greco
Gustavo Gómez em ação pelo Palmeiras contra o Mirassol. Foto: César Greco

O zagueiro Gustavo Gómez vai atingir a marca de 385 partidas pelo Palmeiras nesta quarta-feira (4) contra o Vitória, e, com a saída de Raphael Veiga, emprestado ao América-MEX, vai se isolar no ranking de jogadores do atual elenco com mais jogos pelo clube.

Gómez dividia o posto com Raphael Veiga, que encerrou a passagem pelo clube com 384 partidas. A curiosidade é que o recorde pessoal de Gómez acontece justamente na primeira partida sem Veiga na equipe – o camisa 23 foi anunciado no América nesta terça-feira (3).

Agora, Gómez é o único do atual elenco a ter mais que 300 partidas com a camisa palestrina – atualmente com 384. O lateral-esquerdo Piquerez, com 227, o zagueiro Murilo, com 202, e o atacante Flaco López, com 187, são os únicos a terem mais de 100 jogos pelo time.

Além de Raphael Veiga, nomes como o goleiro Weverton, os laterais Mayke e Marcos Rocha, os meias Anibal Moreno, Gabriel Menino e Zé Rafael, além do atacante Rony, foram jogadores com mais de cem jogos que deixaram o clube desde janeiro de 2025.

Gómez intacto

Contratado em 2018, o paraguaio se consolidou como uma das maiores referências técnicas e de liderança do elenco. Multicampeão, ele é hoje um dos pilares do ciclo mais vitorioso da história recente do clube.

No ranking geral do Século XXI, Gómez passa a ficar atrás apenas de Dudu, Weverton e Marcos. (Veja o ranking completo clicando aqui).

Mais minutos em campo

Iniciando em 2026 mais uma temporada pelo Palmeiras, o capitão Gustavo Gómez ostenta a marca de jogador de linha com mais minutos em campo desde 2020 no futebol mundial.

Com 319 jogos e 28.194 minutos jogados nas últimas seis temporadas completas (de 2020 a 2025), o paraguaio está à frente de Bruno Fernandes, do Manchester United-ING, com 27.634 minutos em 327 jogos, Otamendi, do Benfica-POR, com 26.791 em 304 jogos, e Harry Kane, do Bayern de Munique-ALE, com 25.680 em 309. O levantamento foi realizado pelo grupo de pesquisa “CIES Football Observatory”, especializado em análises estatísticas no futebol.

“Eu vi essa estatística e fiquei contente porque nós trabalhamos muito. Isso é graças também à estrutura que eu tenho aqui no CT, tudo o que o Palmeiras proporciona para cada jogador, para nos preocuparmos somente em treinar, trabalhar. Acho que os cuidados também dos profissionais que ajudam cada jogador a estar sempre em campo, o departamento médico também. Fico feliz por isso e espero seguir assim, ajudando sempre o Palmeiras e a minha seleção do Paraguai também. É seguir dessa forma por mais alguns anos mais”, disse o camisa 15.

Gómez é um dos jogadores com mais títulos pelo Palmeiras, com 12, ao lado de Weverton, Marcos Rocha, Mayke, Dudu, Ademir da Guia e Junqueira. Além disso, é o maior zagueiro artilheiro da clube com 43 gols marcados, seguido por Luís Pereira, com 36, e o atleta estrangeiro com mais partidas – são 379 jogos disputados desde 2018, seguido pelo compatriota Arce e pelo chileno Valdivia, ambos com 241.