Notícias Palmeiras

Há 45 anos, Academia do Palmeiras bailava sobre o Real Madrid e faturava tri do Ramon de Carranza

Conquista história sobre o time espanhol faz aniversário nesta segunda-feira (31)

Palmeiras sofreu uma reformulação após o título sobre o Real Madrid (Foto: Acervo histórico)
Palmeiras sofreu uma reformulação após o título sobre o Real Madrid (Foto: Acervo histórico)

31 de agosto marca o aniversário de uma das maiores conquistas da história da Sociedade Esportiva Palmeiras. Há 45 anos, o Verdão de Dino Sani batia o Real Madrid por 3 a 1, e conquistava o tricampeonato do Troféu Ramon de Carranza.

Campeão em 69 e 74, o Palmeiras é, ao lado do Vasco, o maior vencedor do campeonato, que foi por muito tempo, um dos mais tradicionais do verão europeu.

Para conquistar o importante troféu, o Palmeiras teve que bater o Zaragoza por 1 a 0, e em menos de 24 horas, encarar um dos times mais fortes do futebol mundial na grande decisão.

O time do Real Madrid tinha grandes jogadores como os alemães Breitner e o atacante Netzer, e o espanhol Vicente Del Bosque.

“O Real tinha bons jogadores, nas nós também tínhamos uma excelente equipe e sabíamos que, se ditássemos o nosso ritmo, as oportunidades iriam aparecer.”, disse o zagueiro e ídolo Luís Pereira.

Edu Bala, Leivinha e Nei fizeram os gols do baile palmeirense pra cima dos espanhóis.

A edição do diário esportivo “As”, de Madri, no dia seguinte ao triunfo alviverde, trouxe em sua capa a manchete “Palmeiras, campeon” sobre uma foto do esquadrão.

A grande apresentação da segunda Academia do Palestra, fez com que o assédio dos europeus em cima dos jogadores aumentasse. Leivinha e Luis Pereira charam atenção da diretoria do Atlético de Madrid, e no mesmo ano, partiram para a capital espanhola para entrarem para a história do Atleti.

A venda da dupla intensificou o processo de reformulação do elenco palmeirense, iniciado com a saída de César Maluco em 1974 e a aposentadoria do volante Dudu no começo de 1975.

Quando o Verdão se sagrou campeão paulista em 1976, nomes como Eurico, Alfredo e Zeca já haviam perdido espaço entre os titulares.

Da escalação que todo palmeirense conhece de cor e salteado, restou o quarteto formado por Leão, Ademir da Guia, Edu Bala e Nei.

Em 2015, o Palmeiras fez um material especial para a sua tv oficial, celebrando os 40 anos do tricampeonato do Ramon de Carranza.

Assista!

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!