O Palmeiras não precisará mais fretar vôos para os jogos fora de São Paulo. Isso porque o clube terá à disposição um avião que pertence à presidente Leila Pereira. A operação, quando divulgada, gerou dúvidas na torcida. Para isso, a empresária explicou como será o funcionamento desta aeronave e quais as vantagens para o Maior Campeão Nacional em entrevista ao jornalista Danilo Lavieri, do UOL.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Inicialmente, Leila afirmou ter se assustado com o alto valor investido em viagens ao longo das temporadas. Com isso, buscou uma maneira de diminuir este gasto. Para isso, a responsável pela Crefisa e FAM, patrocinadoras do clube, optou por investir em um avião, que será emprestado ao Alviverde.
– Assim que fui eleita presidente, eu me deparei com as contas. O fretamento de uma aeronave é um valor muito alto e eu questionei o Anderson se era necessário fretar avião. Ele falou que era fundamental pela logística, pelo desgaste. Eu mesmo nunca viajo com eles, sempre vou no meu avião particular. Mas aí teve um desses jogos que não pude usar o meu e aí realmente eu entendi que era fundamental para a performance do jogador essa logística. Não só o Palmeiras, mas todos os outros clubes que fretam dependem da disponibilidade e pagam valores altos. Aí conversei com meu marido e perguntei: por que a gente não compra um avião? Quando ele estiver ocioso, eu posso fretar para outros clubes, torcedores, empresas? E aí surgiu a ideia. Eu vi a necessidade. Eu sou uma dirigente que sempre pensou primeiro no Palmeiras. Eu sou diferente, eu me acho diferente no meio do futebol. Em 2015, quando espontaneamente ofereci o patrocínio ao Palmeiras, foi para ajudar. Se eu estivesse pensando na empresa, poderia pulverizar em outros times. Mas enfim, vamos falar do avião. Constituímos a Placar Linhas Aéreas, a empresa, e compramos esse avião já faz uns dois meses, o futebol já sabia disso. O avião agora está na Europa e vem para o Brasil assim que organizarmos toda a documentação perante a Anac e em no máximo três meses ele está aqui.
– A prioridade é transportar nossos jogadores. A gente viaja na hora que quiser e no dia que quiser. E ainda tem os custos mais baixos. O Palmeiras vai arcar com a despesa de combustível, tarifas aeroportuárias e tudo o que for do preço da operação. Eu não posso falar o valor de quanto seria isso, mas tenho certeza absoluta que é um valor muito inferior ao fretamento normal. O Palmeiras vai ter ganho financeiro e logístico.
Em relação aos gastos que o Palmeiras terá com a operação, Leila explicou que estes serão pequenos. Para garantir a transparência do processo, a possibilidade de utilizar o avião será submetida ao COF. além disso, a empresária garantiu que não terá ganhos em cima do Maior Campeão Nacional.
– Para que isso fique o mais transparente possível, vou submeter isso ao COF (Conselho de Orientação e Fiscalização). Tenho certeza que vão falar que vou ganhar em cima do Palmeiras. Eu nunca ganhei nada em cima do Palmeiras, eu só contribuo. Eu não pego uma camisa do Palmeiras, se eu quero eu compro. Eu tenho um ônibus também. Ele fica na Academia, esse ônibus é meu e transporta profissionais, convidados, fica à disposição do Palmeiras. O Palmeiras põe combustível e tem um motorista. Eu cobro algo? Nada! Então eu proporciono muitas coisas para o Palmeiras. Eu quero o Palmeiras cada vez mais vitorioso. A presidente precisa dar suporte aos nossos profissionais e é isso que faço. A aeronave, o ônibus, a Academia que reformei, eu vou reformar o parque aquático sem um centavo de despesa para o associado porque essa é uma promessa de campanha que vou cumprir. Fecho dia 27 de fevereiro e começo as obras que devem durar uns nove meses. Às vezes fico chateada com críticas de alguns segmentos da torcida, que não é a maioria. Eu tenho certeza que 99,9% dos torcedores estão extremamente felizes com a administração, mas uma pequena parte faz muito barulho. E aí, nós da imprensa… Eu falo nós porque sou jornalista também. E aí ficamos dando holofote, aparece demais e parece que é a maioria dos torcedores. Tenho certeza que não é. Há 10 anos perdíamos de 6 a 2 do Mirassol, em 2013, olha o que somos hoje? Então é isso que o torcedor consciente sabe.
O avião comprado por Leila Pereira, modelo Embraer E-190, tem capacidade para 114 passageiros. O objetivo é evitar o desgaste de viagens complicadas pela malha aérea. A aeronave também pode ser utilizada em viagens internacionais e deve ser disponibilizada em aproximadamente cem dias. Ou seja, será um benefício a ser utilizado já durante a fase de grupos da Libertadores. O Verdão terá total autonomia para decidir os dias e horários das viagens.
Vale lembrar que Leila Pereira e seu marido, José Roberto Lamacchia, fundaram uma companhia aérea em outubro de 2022, sob o nome Placar Linhas Aéreas S/A. A nova empresa já está obtendo as certificações necessárias da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para poder entrar em operação.
LEIA MAIS:
Abel reconhece erro, mas lamenta novos ataques: ‘Nada que outros já não tenham feito’
Abel avalia atuação do Palmeiras contra Mirassol e revela trato com esposa por expulsões
Giovani brilha, Palmeiras cresce na segunda etapa e vence o Mirassol fora de casa