O Palmeiras encara o Fortaleza neste domingo (10), às 18h, na Arena Castelão, pela 16ª rodada do Brasileirão. Os clubes vivem momentos opostos, mas o retrospecto fora de casa não é favorável ao Verdão para o confronto.
O Alviverde é o líder do campeonato e avançou para as quartas de final da Libertadores como a melhor campanha da história do torneio, enquanto o adversário ocupa a lanterna da competição nacional e foi eliminado pelo Estudiantes no mata-mata do certame continental. No entanto, a história registra apenas duas vitórias do Maior Campeão Nacional como visitante diante do Fortaleza em nove partidas.
O retrospecto geral do confronto mostra mais equilíbrio: 17 jogos, com sete vitórias, seis derrotas e quatro empates para o Palmeiras, que marcou 37 gols e sofreu 19.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
A última vitória como visitante aconteceu em 2019, quando a a equipe treinada por Mano Menezes bateu o Leão de Zé Ricardo por 1 a 0 na Arena Castelão. Willian Bigode marcou o gol. Antes disso, o único triunfo havia acontecido no longínquo ano de 1960, quando o Palmeiras de Oswaldo Brandão venceu o rival por 3 a 1 no Estádio Presidente Vargas, pelo jogo de ida da final da Taça Brasil, abrindo caminho para a conquista do primeiro título brasileiro da história do clube. Humberto Tozzi e Romeiro (duas vezes) balançaram as redes.
Antes da derrota em 2019, o Verdão de Luiz Felipe Scolari bateu o Fortaleza de Rogério Ceni por 4 a 0 no Allianz Parque, com gols de Zé Rafael (duas vezes), Marcos Rocha e Bruno Henrique. Em 2020, ambos os times venceram enquanto mandantes. O Alviverde perdeu de 2 a 0 no Ceará, na última partida de Andrey Lopes, antes de Abel Ferreira assumir o comando da equipe, e venceu por 3 a 0 em casa, com gols de Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Breno Lopes.
Em 2021, o Fortaleza venceu as duas partidas contra o Palmeiras: 3 a 2 no Allianz Parque e 1 a 0 na Arena Castelão, fazendo com que o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda some 100% de aproveitamento contra o Maior Campeão Nacional. Portanto, nos últimos quatro jogos, Verdão perdeu três e venceu um.
LEIA MAIS