
O Palmeiras terminou 2025 com dúvidas entre os volantes. Emiliano Martinez, contratado para 2025, e Aníbal Moreno, na equipe desde 2024, encerraram o ano como reservas e possíveis negociáveis. Na final da Libertadores, os dois ficaram no banco de reservas e o titular foi o zagueiro Bruno Fuchs, improvisado na função.
Com o plano de buscar quatro reforços para 2026, entre eles um volante, o Verdão deve negociar pelo menos um dos dois jogadores da posição. Apesar dos erros de Anibal em momentos cruciais da temporada, uma saída de Emiliano não é descartada.
O uruguaio conviveu com mais baixos do que altos e deve ser colocado à disposição do mercado neste final de ano. Foram 48 jogos em 2025, com um gol marcado – no triunfo sobre o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.
O uruguaio, inclusive, foi criticado por Abel após a derrota por 3 a 0 contra a LDU, no jogo de ida da semifinal da Libertadores. Na ocasião, Emiliano foi o escolhido para a vaga de Aníbal Moreno e falhou em dois dos três gols. Relembre a fala do treinador:
– A missão do Emiliano era acompanhar o jogador que fez os dois gols. Murilo entendi que hoje era de duelos, mais físico. Acredito que tem essa capacidade. Foram três substituições normais.
– Na minha opinião ainda muito quente, tem uma coisa: eu avisei aos meus jogadores e que essa equipe compete muito e em casa é muito forte. Acho que foi um aspecto que na primeira parte não entendemos da forma agressiva e intensa que nossos adversários chegaram – finalizou.
Trajetória no Palmeiras
O jogador de 25 anos assinou com o Palmeiras vínculo válido até 31 de dezembro de 2029. Ele estava no Midtjylland, da Dinamarca. O Verdão pagou 7,5 milhões de dólares, que são cerca de R$ 44 milhões na cotação atual, + bônus por 75% dos direitos do atleta.
Formado nas categorias de base do Nacional-URU, Martínez foi campeão da Libertadores Sub-20 em 2018 pelo clube de Montevidéu (URU) e estreou pela equipe principal no ano seguinte. Ao longo de três temporadas, teve participação nos títulos do Campeonato Uruguaio em 2019 e 2020 e da Supercopa Uruguaia em 2021. Ele também defendeu o Red Bull Bragantino no Brasil, entre 2021 e 2022.