Em entrevista exclusiva ao “ge”, o presidente da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol (FTBF), Vagner Mancini falou sobre a influência dos técnicos estrangeiros no país e de como a opinião pública tende a proteger os profissionais oriundos de fora do Brasil.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Dudu se emociona ao falar de sua lesão no Palmeiras
— Vou falar por mim. Não tenho medo de perder emprego. Mas vejo essa situação no Brasil. Tudo converge para que caia em cima do treinador. E o [técnico] brasileiro sofre mais do que o estrangeiro, porque o estrangeiro é protegido pela opinião pública, porque [o público] não conhece a fundo o profissional — disse.
Em outro trecho da entrevista, o técnico do Ceará também falou sobre a polêmica declaração de João Martins sobre um possível tentativa da CBF em impedir mais um título brasileiro do Palmeiras e como foi repercutido internamente na instituição que rege o futebol nacional.
— Eu entendi a nota da CBF quando foi falado de sistema. Dá impressão que a gente tá vivendo aquela época antiga do Brasil, dos coronéis, que o sistema ajeita tudo, ou desqualifica, ou classifica, ou beneficia. Eu acho que a nota da CBF foi muito voltada para isso aí. Achei correto e a FBTF apoiou a nota da CBF. Mas todos os jogos que eu faço, a primeira coisa é ir até o técnico visitante e dizer que a FBTF, mesmo para estrangeiros, está aberta a eles. O que eles quiserem, o que tiverem necessidade. Nenhum estrangeiro até hoje me procurou. Talvez porque nunca tenham sentido necessidade — comentou Vagner Mancini.
Abel Ferreira e Vagner Mancini já se enfrentaram em oito oportunidades. São seis vitórias do português, um empate e uma derrota. O único resultado negativo ocorreu em 2021, sendo este o último revés diante do América. Na ocasião, o Alviverde viajou a Belo Horizonte e perdeu por 2 a 1 de virada – o gol palestrino foi marcado por Rony aos 29 minutos.
Eles se reencontraram recentemente pela 17ª rodada do Brasileirão. Palmeiras foi à Belo Horizonte e venceu o América por 4 a 1 com dois gols de Rony, um de Artur e outro de Murilo. Com resultados negativos, Mancini foi demitido e hoje tem a missão de trazer o Ceará de volta para a elite do futebol.