Líder absoluto do Brasileirão com 54 pontos, o Palmeiras de Abel Ferreira tem não só a melhor campanha da competição nacional, como também lidera outras estatísticas fundamentais na briga pelo título.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Ao longo do torneio, o time palestrino se destacou pela força longe do Allianz Parque – já conhecida na Libertadores, competição na qual o clube conseguiu a melhor sequência invicta como visitante na história. Longe dos seus domínios, nenhum time conseguiu mais do que 27 pontos (campanha alviverde) na atual temporada.
Esta é uma estatística fundamental na disputa pelo título. Isso porque, desde 2006 – quando o Brasileirão de pontos corridos passou a ser disputado por 20 clubes -, 81% dos times que têm a melhor campanha como visitantes, vencem a competição. O dado, inclusive, é mais importante que os números como mandante, uma vez que apenas 50% dos campeões tiveram os melhores desempenhos dentro de casa – na edição atual, o Palmeiras é o 4º no quesito, dois pontos atrás do Fluminense.
Outra questão fundamental na briga pelo troféu é o número de gols marcados e sofridos. Historicamente, o time com a melhor defesa tem maior probabilidade (62,5%) de garantir a taça. O ataque também é necessário para vencer e convencer, já que os números mostram que 50% das equipes campeãs possuíam o setor ofensivo que mais balança as redes.
Em relação a isso, o elenco de Abel Ferreira está em uma posição confortável, liderando nas duas estatísticas – marcou 43 vezes e foi vazado apenas 19. O clube também tem um bom retrospecto, uma vez que em apenas quatro temporadas o campeão teve melhor ataque e defesa. Destas, duas contaram com o Palmeiras no topo, em 2016 e 2018.
No que diz respeito à pontuação necessária para levantar a taça, o Verdão ainda pode conseguir a melhor campanha da história do Brasileirão, igualando os 90 pontos do Flamengo em 2019. Para isso, os comandados de Abel Ferreira precisam vencer todas as partidas restantes.
Deste modo, se seguir o que vem fazendo na competição e manter o aproveitamento de 69%, o Alviverde chegará aos 79 pontos, algo que garantiria o título em dez das 16 edições do Brasileirão desde 2006. No período, a pontuação média do campeão é 77, aproximadamente, com a pior campanha sendo do Flamengo, em 2009, com 67.
Agora, restam 12 rodadas para o Palmeiras garantir a primeira posição na tabela do Campeonato Brasileiro. O time de Abel Ferreira entra em campo novamente no próximo domingo (18) às 18h30 (de Brasília) diante do Santos.
Para saber tudo sobre Assis e região, acesse o AssisNews.
LEIA MAIS