Notícias Palmeiras

Morre Brandãozinho, último campeão mundial pelo Palmeiras em 1951

José Carlos Silveira faleceu em Araraquara, interior de São Paulo, aos 90 anos

Brandãozinho em seu apartamento na cidade de Santos (Foto: Lucas Seixas/ UOL)
Brandãozinho em seu apartamento na cidade de Santos (Foto: Lucas Seixas/ UOL)

O ex-atacante Brandãozinho morreu nesta terça-feira (5), aos 90 anos de idade. Ele era o único jogador campeão mundial de 1951 ainda vivo. Ele faleceu de causas naturais, em Araraquara, cidade natal.

Por motivos sanitários, não haverá velório. O Palmeiras deve fazer uma homenagem e pedir um minuto de silêncio antes do início da semifinal da Libertadores 2020, que começa a ser disputada hoje, em Buenos Aires.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram
 / Ouça o NPCast!

José Carlos Silveira vivia em Santos, com a esposa, e fez parte da histórica conquista do Verdão sobre a Juventus-ITA, no Maracanã lotado de brasileiros, que viveram a maior alegria do futebol nacional até então.

Brandãozinho não atuou na Copa Rio, mas fez parte da delegação palmeirense, que tinha grandes ídolos como Oberdan Cattani, Waldemar Fiúme e Jair da Rosa Pinto.

Entrevistado neste início de ano pelo UOL, o ex-jogador disse dar de ombros para os rivais que não admitem que o Palmeiras é sim campeão do mundo. “Claro que é”, se orgulhava em seu apartamento que carrega histórias e documentos originais daquela conquista.

Após faturar o título mundial, Brandãozinho foi jogar no Nice-FRA, onde conheceu Suzanne, o grande amor da sua vida. Ele ainda passou por Barcelona e Mônaco antes de voltar para o Brasil.

Em 2016, o Palmeiras levou até ele a taça da Copa Rio e fez uma reportagem especial para a revista oficial do clube. Brandãozinho se emocionou ao reencontrar o troféu tanto tempo depois.

LEIA MAIS