Notícias Palmeiras

Mundial contará com tecnologia que avisa sobre impedimento de forma automática

Ferramenta será utilizada no torneio com a participação do Palmeiras e poderá ser novidade na Copa do Mundo de 2022

(Foto: Fernando Torres / CBF)
(Foto: Fernando Torres / CBF)

O Palmeiras estreia no Mundial de Clubes no dia 8 de fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos. Sem adversário ainda definido – sai do vencedor entre Monterrey, do México, e Al Ahly, do Egito -, o Verdão já sabe ao menos que seus jogos terão uma novidade da FIFA. A entidade contará com um sistema que avisa sobre impedimentos ao árbitro da partida de forma automática. A informação foi divulgada pelo jornalista Marcel Rizzo, do UOL.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Não é a primeira vez que a FIFA utilizará a tecnologia em uma competição oficial. A estreia do sistema aconteceu recentemente na Copa Árabe, evento teste da Copa do Mundo de 2022, disputada no Qatar, em dezembro de 2021.

Na ocasião, os dirigentes da entidade máxima do futebol avaliaram internamente a inovação de forma positiva e, se tudo ocorrer conforme o planejado no Mundial de Clubes, isso poderá ser uma das novidades também para a Copa que será disputada no final do ano. Para isso, precisará de uma aprovação da IFAB – órgão que regulamenta regras do futebol – nos próximos meses. 

O funcionamento da ferramenta é feito por câmeras, que observam e capturam as movimentações dos atletas em campo e também da bola. Ao todo, serão 29 pontos de dados para cada atleta, formando assim um esqueleto animado os mesmos. Caso, o jogador esteja em posição irregular, uma mensagem chegará ao VAR no mesmo instante. Como parte do protocolo, o árbitro de vídeo avisa o árbitro de campo já com a decisão final definida pela tecnologia.

Ou seja, dessa forma, os operadores do VAR não vão mais precisar traçar linhas em lances que necessitam do auxílio do VAR. A medida extinguirá erros cometidos atualmente, mesmo com o auxílio da tecnologia. A ideia do sistema é ter o resultado praticamente em tempo real ao árbitro minimizando também o tempo de checagem de lances capitais.

LEIA MAIS

Balanço das contratações do Palmeiras em 2024 Palmeiras hoje: Arsenal vira favorito para contratar Vitor Reis Colunistas opinam: Qual nota a temporada do Palmeiras merece? Palmeiras hoje: Evolução por Facundo Torres e interesse em Hércules Atuações Parque Mirante: Palmeiras x Fluminense – confira notas dos jogadores