Notícias Palmeiras

Palmeiras defende longa invencibilidade em casa contra o Fortaleza e última derrota teve ‘Au, au, au, devolve meu Nescau’

Após a derrota, o técnico Paulo Bonamigo, ostensivamente xingado pelos torcedores, deixou o comando da equipe alviverde

Palmeiras defende longa invencibilidade em casa contra o Fortaleza e última derrota teve ‘Au, au, au, devolve meu Nescau’

Era 2005, um dia de Palestra Itália com bom público, um fato comum. Para ajudar na lotação, a partida faz parte da promoção “Torcer faz bem”, da Nestlé, durante a qual você trocava nos mercados um ingresso por uma lata de Nescau. Até aí, tudo ia consideravelmente bem. Hélio dos Anjos, no entanto, tinha outros planos para azedar o achocolatado do Verdão. Com gols de Fumagalli e Lúcio, o Leão bateu os donos da casa por 2 a 1 – Warley chegou a empatar o marcador, mas foi só.

A peleja teve contornos dramáticos. O tento que deu ao Fortaleza, de Hélio, a vitória, veio aos 44 minutos da segunda etapa, em um lance que deixou o goleiro Marcos no chão, driblado. Profundamente irritada, a torcida do Palmeiras resolveu protestar e usou a criatividade. Foi quando surgiu o curiosíssimo cântico: “Au au au, devolve meu Nescau”, que foi o produto trocado por ingressos para o jogo. A musiquinha aludia à icônica celebração de Edmundo, protagonista do “Au au au, Edmundo é animal”.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Após a derrota, o técnico Paulo Bonamigo, ostensivamente xingado pelos torcedores, deixou o comando da equipe alviverde. Ao longo dos 90 minutos, os palmeirenses pediram reiteradamente a contratação de Emerson Leão. Com a derrota, a equipe passou a ocupar a 16ª posição do Brasileirão, com 13 pontos, apenas três à frente da zona de rebaixamento. Além de pedir a devolução do Nescau, os pedidos pela mudança no comando técnico surtiram efeito imediato.

Desde então, o Fortaleza nunca mais venceu o Palmeiras em sua casa, seja ela o histórico Palestra ou o novo Allianz Parque. Nos outros quatro confrontos, o Tricolor perdeu todos e não marcou nenhum gol. Foram o 3 a 0 em 2006, 4 a 0 em 2019, e um novo 3 a 0 em 2020. Apesar os ótimos recentes anos do Leão, bater o Alviverde em São Paulo não foi uma tarefa que o clube conseguiu cumprir. Dessa vez, o encontro coloca frente a frente o líder da competição e o clube sensação, comandado pelo bom Juan Pablo Vojvoda, atual comandante do Fortaleza.

Nas oportunidades nas quais o Leão foi mandante, o cenário é menos favorável ao Verdão. Na temporada 2020, o Fortaleza encerrou um tabu contra o Alviverde batendo a equipe por 2 a 0 na Arena Castelão. O triunfo findou a sequência de cinco jogos sem vencer – que tinha três vitórias palmeirenses e dois empates. O próximo capítulo é neste sábado, às 21 horas, no Allianz Parque, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

LEIA MAIS