Notícias Palmeiras

No campo e no sambódromo! Mancha Verde chega ao quarto desfile seguido sem ser batida por rivais

Escola de samba da principal torcida organizada do Palmeiras foi campeã da elite do carnaval de São Paulo em 2022

Desfile da Mancha Verde no Anhembi Morumbi (Foto: Wilson Rogério)
Desfile da Mancha Verde no Anhembi Morumbi (Foto: Wilson Rogério)

Campeã da elite do Carnaval de São Paulo em 2022, a Mancha Verde, escola de samba da maior torcida organizada do Palmeiras, chegou ao bicampeonato com a conquista da última terça-feira (26). Vivendo uma excelente fase no sambódromo, essa foi a segunda taça nos últimos três carnavais – a escola venceu a competição pela primeira vez em 2019.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Para além das conquistas de 2019 e 2022, a Mancha Verde vive um bom desempenho na primeira divisão do carnaval paulista. Desde 2018, a escola participa interruptamente do Desfile das Campeãs, destinada para as escolas que ocupam as cinco melhores colocações. Em 2018, a Mancha foi terceira colocada e em 2020, último carnaval antes da pandemia de Covid-19, vice-campeã.

Com isso, a escola chega à frente de seus principais rivais desde 2018, não sendo superada pela Gaviões da Fiel, da torcida do Corinthians, e pela Dragões da Real, do São Paulo, há quatro carnavais. A última vez que a verde e branca terminou um desfile em uma posição inferior foi em 2017, quando a Mancha – recém promovida a elite após o rebaixamento em 2015 – terminou o carnaval na 10ª posição, enquanto a são-paulina ficou com o vice-campeonato e a corintiana acabou em 9º.

Em 2018, o terceiro lugar da Mancha Verde superou a 5ª e 7ª de Dragões da Real e Gaviões da Fiel, respectivamente. No ano do primeiro título, em 2019, a palestrina venceu a Dragões, vice-campeã, por um décimo e viu a Gaviões ficar em 9º mais uma vez. Em 2020, a Mancha foi vice e desfilou no dia das campeãs, vendo a escola são-paulina em 6º e a corintiana em 11º. Vale lembrar que em 2018 o São Paulo também teve a Independente Tricolor desfilando, escola que terminou na lanterna e acabou rebaixada.

Ao conquistar a taça neste ano com um enredo sobre o ‘Planeta Água’, a Mancha viu todos os seus rivais terminarem ainda mais longe, com a Dragões da Real em 7º lugar e a Gaviões em 8º.

A CONQUISTA DE 2022:

Com o enredo ‘Planeta Água’, inspirada na canção de mesmo nome do compositor Guilherme Arantes, a escola da principal torcida organizada do Palmeiras repetiu o feito de 2019, garantindo o bicampeonato do carnaval paulista.

O samba-enredo foi escrito por Marcio André Filho, Marcelo Lepiane, Lico Monteiro, Rafael Ribeiro, Richard Valença, João Perigo, Solano Mota, Leandro Thomaz, Telmo JB, Lanza Muniz Moraes e Rosali Carvalho. Fredy Viana foi o intérprete que conduziu a cantoria no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

A letra reflete sobre a água em suas diversas formas e simbolismos, mostrando a importância não somente econômica, mas para a fertilização da terra, ciclo da vida e para a transformação dos ambientes. A letra discutiu reflexões religiosas sobre tempestade, choro e o significado da água.

LEIA MAIS

Palmeiras hoje: Manchester City faz proposta por Vitor Reis Relembre reforços em reapresentações do Palmeiras desde 2022 Andreas Pereira e mais: Confira vaivém do Palmeiras no mercado da bola Palmeiras hoje: Sil é a nova patrocinadora, avanço na Copinha e Vitor Reis no City Palmeiras hoje: Gómez renova, e Vitor Reis entra na mira do Manchester City