Clube presente entre os maiores campeões nacionais da Itália, com sete títulos, a Pro Vercelli, localizada ao norte do país europeu, deixou de viver seus momentos de glória há muitos anos e, hoje, está na 3ª divisão. Presidente da Biancocrociati, Franco Smerieri, em entrevista ao podcast ‘Golazzo’, falou sobre a relação de amizade do clube italiano com o Palmeiras e afirmou que o Verdão ainda é inspiração para a produção de um de seus uniformes, na cor verde.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
– A relação com o Palmeiras ainda está viva. Lá em 2015, alguns palmeirenses vieram até nosso estádio. Na ocasião, fizemos uma videoconferência com o ex-presidente do Palmeiras, o diretor de futebol e o diretor de comunicação da época. Temos um vínculo e a relação continua existindo. Tanto é que a nossa 3ª camisa é verde em homenagem ao Palmeiras – afirmou.
Ao longo da conversa, Franco falou sobre a relação histórica das duas equipes e que a Pro Vercelli teve influência direta na fundação do Palmeiras. Em uma das excursões dos italianos ao Brasil, em 1914, um grupo de imigrantes teria se inspirado nos jogadores da Pro Vercelli para dar nome à Società Sportiva Palestra Itália, que viria a mudar seu nome anos depois, durante a 2ª Guerra Mundial.
– A história do Pameiras e da Pro Vercelli começa em 1914. Um grupo de imigrantes italianos fundou um time de futebol chamado Palestra Itália. Fundaram porque, naquele ano, os primeiros times a virem jogar no Brasil foram Torino e a Pro Vercelli, mas eles, os imigrantes que já estavam em São Paulo, identificaram-se muito mais com a Pro Vercelli e fundaram a Società Sportiva Palestra Itália, seguindo essa forte relação. O nome teve de mudar para mudar para Palmeiras durante a 2ª Guerra Mundial para não se associarem ao regime ditatorial italiano. A ligação continuo, sobretudo da parte do Palmeiras – finalizou.
LEIA MAIS