(Foto:Cesar Greco/Ag.Palmeiras/divulgação)
A conquista deste sábado (8), não só encerrou um jejum de 12 anos do Palmeiras sem levantar o caneco do Paulistão como também incrementou ainda mais a história de Vanderlei Luxemburgo no Alviverde.
Campeão em 2008, Luxa voltou ao clube para se tornar o técnico com o maior número de estaduais conquistados pelo Alviverde. Agora são cinco taças levantadas (1993,1994,1996,2008 e 2020), desempatando o duelo com Osvaldo Brandão, que comandou o Palmeiras na conquista de quatro Campeonatos Paulistas. ( 1947/1959/1972/1974).
"O Profexô" passou a ser também o técnico com o maior número de conquistas na história do torneio, ultrapassando Lula, lendário treinador do Santos. Além dos cinco canecos com o Verdão, Luxemburgo venceu dois com o Santos, um com o Corinthians e um com o Bragantino, no início de sua carreira
Com oito títulos como treinador do Palmeiras, Luxemburgo assumiu o topo da lista de títulos pelo Verdão. Além dos cinco estaduais, são dois Brasileiros ( 1993/1994) e um Torneio Rio- São Paulo em 1993.
Vanderlei Luxemburgo está longe de ser unanimidade no Palmeiras, mas é inegável que o técnico conhece, como poucos, o ambiente que cerceia o Alviverde, a grandeza de sua história e soube, mais uma vez, utilizar o seu poder de oratória para motivar os atletas do Verdão na conquista de mais um campeonato sobre o seu arquirrival.
Com 393 jogos pelo Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo da Silva reencontra no Palmeiras o rótulo que o fez se tornar um dos técnicos mais vitoriosos no Brasil na década de noventa e início dos anos 2000: de ser um colecionador de títulos.