A CBF e a FIFA já determinaram as datas das duas janelas de transferências internacionais para o Brasil de 2023. A primeira será no começo do ano, entre os dias 11 de janeiro a 4 de abril, enquanto a segunda será de 3 de julho a 2 de agosto. A informação foi divulgada por Marcel Rizzo, do UOL.
Conheça o canal do Nosso Palestra no YouTube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Esses prazos estão de acordo com o regulamento da Fifa para negociações internacionais e, a partir de 2022, também para as nacionais. Isso porque a principal entidade do futebol mundial optou por determinar que contratações dentro de um mesmo país só poderiam ocorrer nas datas designadas, algo que não acontecia no futebol nacional. Jogadores sem contrato, por outro lado, podem assinar com clubes a qualquer momento.
A janela do meio do ano, então, permitirá que os possíveis reforços sejam inscritos nas oitavas de final da Libertadores e Sul-Americana, algo que não ocorreu na temporada atual. Merentiel e López, do Palmeiras, por exemplo, só estavam à disposição da comissão técnica nas quartas, diante do Atlético-MG. Contratados pelo clube em maio e junho, respectivamente, os atletas precisaram esperar o início da janela de transferências, no dia 18 de julho, para serem registrados no Boletim Informativo Diário da CBF (BID).
A última data para contratações de 2022 teve seu fim na última segunda-feira (15), ou seja, clubes brasileiros não podem mais assinar com novos jogadores. No período, o Maior Campeão Nacional garantiu as chegadas de três jogadores: Miguel Merentiel, Flaco López e Bruno Tabata.
LEIA MAIS:
Panini tira Weverton e Piquerez de álbum da Copa do Mundo após ‘curadoria’ e ‘estudo’
Palmeiras e seu Marketing: a linha do tempo sobre críticas e rusgas nos bastidores
Melhor defesa, Palmeiras tenta frear goleador ataque do Flamengo e disparar no Brasileirão