ESCREVE WESLEY CROWDFODENG
Problemas psicológicos
A partida de Porto Alegre terá uma importância enorme no desfecho do Campeonato Brasileiro. Com os tropeços recentes do Corinthians, ainda é possível que uma arrancada de alguém que venha atrás vá colocar pressão ou até mesmo suplantar o líder. E esse é o grande problema de vocês para o confronto.
Pouco interessa se o Tricolor está mais preocupado com a primeira partida da semifinal da Libertadores na quarta-feira (que, aliás, vocês poderiam estar se soubessem bater pênaltis como batem laterais e escanteios). E que irá escalar um time praticamente de reservas no domingo (apenas Luan deve jogar). A grande questão para os Alviverdes é que o jogo é de extrema importância. E invariavelmente na temporada vocês têm colecionando fracasso atrás de fracasso.
Vamos recordar as mais importantes: Ponte Preta no Paulista. Cruzeiro na Copa do Brasil. Barcelona na Libertadores. Todos, sem exceção, não terminaram bem para vocês. O Palmeiras parece sofrer de um bloqueio psicológico na hora de decidir. E na Arena não será diferente.
Taticamente, Renato não deve mudar o esquema do Grêmio. Deve mandar a campo um time postado num 4-2-3-1 fluído. De muita posse de bola e toque refinado. Sem dúvida, o futebol que mais encantou o país nesse ano. E mesmo com pelo menos oito suplentes não deve ter grandes problemas para conseguir um bom resultado. Afinal, os bem menos badalados jogadores do Tricolor vem dando conta do recado. Ao contrário do estrelado e pouco eficiente elenco palestrino. Uma verdadeira aula de planejamento e economia. Bem que Alexandre Mattos e seus amigos poderiam pedir algumas lições.
Em suma, já posso até visualizar Luan infernizando a zaga alviverde. E Jael, o cruel, comemorando o gol da vitória amanhã. Porque na hora de decidir, sou mais Grêmio do que o Verdão e seus problemas psicológicos.
(E, pensando mal, ainda tem um ex entre os reservas. Será 2 a 0. Marcelo Oliveira!)
Com ternura,
Wesley Crowdfodeng
ESCREVEU WESLEY CROWDFODENG (que tem todos os problemas)