Felice anno nuovo meus amicos palestrinos! Tio Amendoim da Guia gostaria de abordar um assunto que vem me intrigando muito neste começo de ano. Em todos os debates esportivos a conversa é sempre a mesma: qual o clube favorito para ganhar tudo em 2018? E pra variar a maioria dos colegas joga a pressão para cima do Palmeiras, pelo elenco milionário e de qualidade que tem.
Ok, até aí tudo certo, o Palmeiras possui muito dinheiro e se reforçou menos e melhor do que na temporada passada. Mas só o Palmeiras possui recursos e um time forte no Brasil é isto?
Enton temos somente um time rico e o resto são coitadinhos pobres coadjuvantes? O Cruzeiro atual campeão da Copa do Brasil está montando um elenco grande e rico igual ao nostro. Flamengo idem, Atlético-MG e Corinthians também, mas a obrigação de ganhar tudo o que disputa é só do Nostro Palestra.
O Palmeiras não deve carregar um peso que não é só dele. Diversos clubes estão investindo pesado para esta temporada, o que eu acho muito bom. Quanto mais investimento, melhor o nível do nosso futebol, dos jogos, de tudo. O que não dá é para somente um clube carregar esta pressão.
A Champions League é um grande exemplo de que investimento não é garantia de nada no futebol. Bayern, PSG, Barcelona, Manchester City, Real Madrid são só alguns dos clubes que investem milhões e milhões por temporada, mas sempre somente um time é que vai bater campeão lá na frente.
Você pode até contratar Messi e Cristiano Ronaldo que mesmo assim terá que jogar bola para vencer. Ninguém ganha jogo na mesa do bar ou em jogo de aposta. Mantemos a boca fechada, os ouvidos fechados e joguemos!
Que jogadores, diretoria e comissão técnica saibam trabalhar com essa pressão e não caiam no oba-oba do já ganhou. 2017 foi uma belíssima lição.
Joguem tranquilos. Apoio como de costume não irá faltar.
Avanti ragazzos que 2018 há de ser verde!