Claro que Dudu fez um ano de notável regularidade e é evidente que Willian merece aplausos de pé por ter conquistado a artilharia desse Palmeiras com 17 gols marcados em 51 jogos disputados na temporada, mas o final de 2017 do atacante Keno torna praticamente impossível sua saída do time titular em 2018, ainda que os números tentem colocar esse fato em dúvida.
No Palmeiras, Keno é somente o quinto colocado no Top 5 de finalizações certas, à frente apenas de Róger Guedes. A posição poderia até ser ruim se a diferença para Deyverson, segundo colocado, não fosse de apenas uma finalização correta a mais do que o atacante de 28 anos.
FINALIZAÇÕES CERTAS:
- Dudu – 22
- Deyverson – 18
- Borja – 18
- Willian – 18
- Keno – 17
Até o confronto contra o Botafogo, Keno balançou as redes 11 vezes no ano. É o terceiro artilheiro no Top 5, carregando ainda o número de ser o homem de frente mais utilizado na temporada, com 52 jogos disputados. Porém, esse dado precisa ser analisado cuidadosamente para que não se tire conclusões precipitadas.
GOLS EM 2017:
- Willian – 17
- Dudu – 16
- Keno – 11
- Borja – 10
- Róger Guedes – 8
Embora seja o atacante mais utilizado na temporada, Keno só foi titular 27 vezes em 2017. Cinco jogos a mais do que Borja (22), três a menos do que Róger Guedes (30) e muitos outros a menos do que Willian (40) e Dudu (47).
Reserva de Eduardo Baptista e Cuca, Keno é titular absoluto de Alberto Valentim e um dos grandes responsáveis pelo crescimento do Palmeiras na reta final de Brasileirão. Destaque nos dribles, nas movimentações e na agilidade, Keno não precisa de números para provar sua capacidade de decisão e iniciar o ano como titular de Roger Machado. O novo treinador, aliás, esteve presente no Allianz Parque para o duelo contra o Botafogo, portanto pôde assistir Keno dar assistência, driblar, fazer um golaço e deixar dentro de campo o recado de que será difícil tirá-lo do time em 2018.
*Números das tabelas retirados de Footstats e Ogol.