O dia 30 de maio de 1998 marcou a primeira conquista do Palmeiras na Copa do Brasil. Hoje o clube é tricampeão. Venceu também as edições de 2012 e 2015.
A conquista de 98, entretanto, marcou também o início da caminhada alviverde rumo ao título da Libertadores do ano seguinte. A Copa do Brasil garantiu a vaga da equipe na competição continental.
Luiz Felipe Scolari estava perto de completar um ano no comando do time e começava ali a se consagrar como um dos mais vitoriosos treinadores da história do clube.
História essa que foi possível graças ao oportunismo de Oséas. O gol emblemático e que deu o título da Copa do Brasil ao Verdão ocorreu no minuto final do segundo jogo contra o Cruzeiro.
O Palmeiras vencia por um a zero e precisava do segundo gol para ficar com a taça. Foi aí que apareceu a estrela do atacante baiano.
“Felipão sempre cobrava ‘acredita que o goleiro vai falhar’. E foi numa dessas que eu fui feliz, num chute inexplicável. Não sei nem como essa bola entrou”, confessa vinte anos depois do feito.
Morando na Bahia e administrando os bens que construiu ao longo da carreira, Oséas afirma, com a certeza de quem sabia que o destino lhe reservava um momento inesquecível, que os atletas acreditavam no título mesmo após a derrota na partida de ida no Mineirão:
“Quando terminou o primeiro jogo, já no vestiário, a gente estava tão convicto que seria campeão, que não pensava outra forma desse título não ser nosso”, lembra.
Curiosamente, os vinte anos da conquista coincide com um dia de Palmeiras x Cruzeiro. As equipes se enfrentam no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro.
Na Copa do Brasil foram quatro enfrentamentos entre os Palestras: o Cruzeiro venceu a final de 96 e eliminou o Palmeiras em 2017.
O Verdão, além de levar a taça em 98, ainda tirou o Cruzeiro da disputa em 2015, ano do tricampeonato.