O Palmeiras, depois de omitir durante um longo período o número de sócios adimplentes em seu programa Avanti, voltou a divulgar esses dados na tarde desta quinta-feira, ao site ESPN.com.br. O clube fechou 2020 com uma base anual média de 37,7 mil membros ativos. Segundo o clube revelou, o programa foi inaugurado em 2012, com média de 20 mil sócios, passou por 2015, seu pico, com 82 mil, estabilizou na casa dos 70 e caiu vertiginosamente durante a pandemia, chegado à marca atual, de 35 mil.
O resultado dessa queda influenciou na receita operacional bruta de 2020, que fechou em R$ 558 milhões. Para efeito de comparação, os números de 2019 estiveram na casa dos R$ 642 milhões. E os motivos dessa mudança, segundo o clube entende, são o mau rendimento esportivo no final de 2019 e toda a crise econômica causada pela pandemia, Como mostra da mudança, o clube já colocou um contador de sócios em tempo real, na aba do site oficial.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Roberto Trinas, diretor executivo de marketing do Palmeiras, disse à ESPN.com.br:
– A gente sabe que o sócio-torcedor tem uma dependência muito grande do estádio e do desempenho esportivo. Quando o desempenho é bom, você tem um torcedor satisfeito e engajado. Quando o desempenho não acompanha a expectativa do torcedor, você naturalmente tem uma insatisfação. Foi isso que aconteceu no 2º semestre de 2019. Com a frustração pelo clube não ter avançado na Copa do Brasil e na Libertadores, e por ter caído de desempenho no Campeonato Brasileiro, tivemos essa queda no Avanti. E, em 2020, veio o efeito pandemia, no qual todos os clubes, maiores ou menores, foram fortemente impactados. Não foi diferente com o Palmeiras.
Em busca de retomar o patamar de 2015 e 2016, o Palmeiras conta com o aumento de sócios para poder reforçar as finanças do clube. Para tal, trabalham com duas ideias: melhorar o atendimento ao associado, que já foi motivo de muita reclamação, e fornecer recompensas digitais para quem mora longe de São Paulo e não pode frequentar os jogos. A TV Palmeiras Plus é um canal dedicado ao sócio que conta com programação especial em dias de jogos, de treino e de tudo o que circundar a rotina do Verdão.
Por fim, Trinas disse à ESPN sobre o direcionamento dos recursos captados pelo Avanti, afastando as acusações de mau uso dos recursos.
– No Palmeiras, os recursos são colocados para que a equipe possa ser protagonista sempre. E melhor do que falar é fazer. Se você pegar o retrato dos últimos anos, verá que isso aconteceu, que o Palmeiras passou a ser grande protagonista. Óbvio que você não vai ganhar todas as competições, pois há outros times bem estruturados, mas nós passamos a disputar todas as competições com chances reais de títulos – finalizou.
LEIA MAIS:
De Primo a Weverton, a história da centenária Academia de Goleiros do Palmeiras
Base do Palmeiras se reforça com coordenador de goleiros e treinador de habilidades individuais
JG Falcade: ‘Estamos enlouquecendo’